Ventiladores de Shenzhen a caminho do Porto. Rui Moreira agradece a Alexis Tam

FOTOGRAFIA: Miguel Nogueira/Câmara Municipal do Porto/ARQUIVO

A cidade do Porto vai receber ventiladores, para serem usados em casos mais agudos de infecção pelo Covid-19, produzidos na cidade de Shenzhen, com certificado europeu. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, anunciou a importação dos equipamentos de saúde que serão usados no Hospital de São João e agradeceu a Alexis Tam, que terá sido peça-chave na cooperação. 

André Vinagre

andrevinagre.pontofinal@gmail.com

O Hospital de São João, no Porto, vai receber ventiladores produzidos em Shenzhen. Rui Moreira, presidente da autarquia, fez saber que Macau teve um papel determinante na cooperação entre o Porto e a cidade chinesa para a importação dos aparelhos de saúde, que servirão para casos mais agudos de infecção pelo Covid-19. Rui Moreira agradeceu a Alexis Tam, chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa e Bruxelas. O antigo secretário terá ajudado o Governo de Macau a adquirir máscaras em Portugal, em Fevereiro. “Agora é uma boa altura para nós retribuirmos aos nossos amigos portugueses”, disse Alexis Tam à TDM – Canal Macau.

No sábado, Rui Moreira dirigiu-se aos portuenses para anunciar que tinham sido estabelecidos contactos com Macau e Shenzhen no sentido de importar equipamentos de saúde. Num vídeo partilhado na página de Facebook da autarquia, Rui Moreira explicou: “A ideia é podermos importar de Shenzhen equipamentos essenciais para podermos acudir aos infectados em situação aguda, como é o caso de ventiladores que são produzidos naquela cidade chinesa com certificado europeu”.

“Só graças à extraordinária relação que temos com o Governo de Macau, com o seu representante em Portugal, o senhor doutor Alexis Tam, e ao facto de o Porto estar geminado quer com Macau quer com Shenzhen é possível esta diligência estar a ser feita”, indicou Rui Moreira, agradecendo ao antigo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau e ao autarca de Shenzhen, Chen Rugui.

De acordo com uma nota divulgada no site da Câmara do Porto, o Hospital de São João já está na posse dos dados e das especificações dos ventiladores produzidos em Shenzhen e está também em contacto com a fábrica chinesa. “Neste momento, está já identificado o produtor que está disponível para enviar os ventiladores e outro material médico para o Hospital de São João”, lê-se no comunicado da autarquia.

Segundo a Agência Lusa, o Hospital de São João está agora a avaliar qual o número de ventiladores que são necessários. “O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) confirma os contactos e está muito grato pela disponibilidade de colaboração. Neste momento, estamos a trabalhar no processo para perceber as necessidades”, referiu à Lusa fonte oficial da unidade hospitalar.

À TDM – Canal Macau, Alexis Tam contou que entrou em contacto “com autoridades portuguesas a fim de dar a solidariedade do Governo da RAEM”. “Perguntei-lhes se Macau poderia fazer alguma coisa para ajudar a combater a epidemia em Portugal”, adiantou, afirmando: “No passado, os nossos amigos portugueses ajudaram-nos e agora é boa altura para nós retribuirmos aos nossos amigos portugueses”.

O chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, recordou que, “no início do surto da epidemia em Macau”, o Governo da RAEM lhe pediu que intercedesse junto do Governo português para que Macau conseguisse comprar máscaras a Portugal. “E consegui”, concluiu.

Recorde-se que, a 14 de Novembro de 2019, Rui Moreira tinha sido recebido em Shenzhen pelo seu homólogo daquela cidade. Na agenda estiveram temas como educação, turismo, transportes, comércio justo e a cultura. Na altura, Rui Moreira e Chen Rugui assinaram um protocolo de cooperação entre as duas cidades. Rui Moreira foi a Shenzhen a convite das autoridades locais para, além de estabelecer contactos, visitar o evento tecnológico China Hi-Tech Fair.

 

3 comments

  1. Pq é que não há mascaras em lado nenhum? Tenho problemas respiratórios, já tive dois pneumatorax…uma embolia pulmonar, sou uma pessoa de risco…e não consigo uma mascara para me proteger. Será que estão à espera que doentes como eu sejam contagiadas e internadas?!?! Deveriamos sere os primeiros a usar máscara por precaução!!!

  2. Pesquise no Google. Há inúmeras sugestões de como fazer uma máscara.
    Também pode xadquirir numa loja de produtos agrícolas máscaras para sulfatar. São as melhores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s