Tóquio quer saber se japoneses são ou não racistas

3-japao-racismo

 

O Ministério da Justiça japonês vai conduzir o primeiro inquérito de grande escala sobre o racismo no país, noticiou ontem a imprensa local.

O inquérito vai abranger 18.500 residentes estrangeiros, com 18 ou mais anos, noticia o jornal Asahi, acrescentando que o resultado será divulgado no final de Março e terá reflexos na governação do país.

A sondagem vai decorrer em 13 línguas, incluindo, além de japonês e inglês, o português, o chinês, o coreano e o vietnamita.

Os inquiridos serão questionados sobre se já experienciaram ou assistiram a discriminação racial na vida diária e local de trabalho, e que medidas gostariam que o Governo adoptasse para eliminar a discriminação.

O número de estrangeiros a residir no Japão aumentou nos últimos anos, mas o rácio em relação à população total é ainda reduzido, abaixo dos 2 por cento, de acordo com dados do Ministério da Justiça.

Vários incidentes de discurso de ódio contra grupos étnicos específicos nas ruas ou on-line foram registados nos últimos anos.

O discurso de ódio é maioritariamente dirigido a coreanos, que vieram para o Japão quando a península coreana estava sob o domínio colonial japonês, entre 1910 e 1945.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s