Faleceu Henrique Novais Ferreira, o decano dos engenheiros civis do território

3-novais-ferreira

Henrique Novais Ferreira, engenheiro civil que esteve ligado à construção de algumas das mais notáveis obras de engenharia do território, faleceu no sábado, aos 94 anos, noticiou ontem a Rádio Macau. Nas duas últimas décadas, o decano dos engenheiros civis do território deu o seu contributo a projectos como o Aeroporto Internacional de Macau, a Ponte Flor do Lótus, a Ponte da Amizade, o túnel da Guia ou o Pavilhão dos Jogos da Ásia Oriental, no Cotai.

Novais Ferreira chegou a Macau na recta final da administração portuguesa, quando estava a ser criado o Laboratório de Engenharia Civil do território e onde, segundo o próprio, viveu a terceira e última das suas três vidas. Nascido em Angola, de filho de pais transmontanos, fez o curso de engenharia civil no Instituto Superior Técnico e ingressou pouco depois no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Macau, onde atingiu o estatuto de investigador coordenador, um título equivalente ao de professore catedrático.

Depois de ter trabalhado durante um quarto de século na sua Angola natal, Novais Ferreira regressou a Portugal, onde desempenho funções profissionais até 1990, ano em que rumou a Macau.

Trabalhador incansável, Novais Ferreira recebeu a comenda da Ordem de Mérito da República Portuguesa em 2013, ano em que foi alvo de uma homenagem no Clube Militar.

Leave a Reply