IPOR regista acréscimo de alunos no curso geral de língua portuguesa

 

Em 2016 o número de alunos inscritos no curso geral de língua portuguesa no Instituto Português do Oriente (IPOR) pode chegar aos 1300, uma Informação avançada à Rádio Macau por João Laurentino Neves. O director do IPOR adiantou ainda que Macau vai acolher em Outubro a terceira edição da Mostra de Teatro dos Países de Língua Portuguesa, que conta com a coordenação daquele organismo. O instituto volta a organizar o Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Português Língua Estrangeira na Ásia, que decorrerá em Dezembro.

“Nesse tipo de cursos, que teve recentemente em Julho/Agosto uma nova fase de inscrições, para um curso que só virá a terminar em Junho de 2017, tivemos um total de 740 novas inscrições. Se adicionarmos estas inscrições àquelas que se efectuaram em Janeiro, para o mesmo curso, que irá terminar agora em Novembro, onde recebemos cerca de 350 inscrições, isto significa que teremos um número à volta de 1200, 1300 inscrições para o curso geral”, revelou Laurentino Neves, em entrevista à mesma estação.

Também nos cursos especializados, que resultam de parcerias com instituições de Macau, aumentou o número de formações, tal como o de formandos. O ano deverá terminar com 41 ou 42 formações, e ao nível de formandos a instituição conta ultrapassar os 1900, disse o director, para quem o crescimento resulta de “um aumento da consciência de que, de facto, a aprendizagem da língua portuguesa é potenciadora de novas relações e de novas oportunidades”.

Repete-se em Outubro a Mostra de Teatro dos Países de Língua Portuguesa, que será novamente organizada pelo IPOR. “Durante o mês de Julho chegou essa nota do Fórum [Macau] convidando o IPOR para de novo assumir a coordenação do evento”, referiu o director, que confirmou ainda a realização da quarta edição da extensão a Macau do festival de documentários DOC Lisboa, que decorre em Novembro.

Leave a Reply