Macau em destaque no Festival da Luz de Taichung

O Centro de Design de Macau vai marcar presença na terceira edição do Festival da Luz de Taichung, certame que decorre naquela cidade taiwanesa entre 3 de Outubro e 13 de Dezembro. O evento, que foi organizado pela primeira vez em 2013, tornou-se em apenas dois anos um dos principais cartazes da terceira maior metrópole da Formosa, tendo atraído no ano passado mais de meio milhão de visitantes.

Este ano, uma das grandes novidades do evento é a organização de várias noites temáticas e uma delas – a de 6 de Outubro – é dedicada ao território. O Centro de Design de Macau foi convidado a criar um espectáculo de luzes que sirva também como montra à arte contemporânea que se produz na RAEM. Mais de 300 trabalhos de 27 artistas do território serão projectados em balões gigantes ao início da noite de 6 de Outubro, numa iniciativa da responsabilidade do atelier Neba Studio. As três projecções agendadas deverão dar a conhecer ao público formosino os trabalhos de artistas como Alice Kwok, Mio Pang Fei, James Chu, Carlos Marreiros, Lai Sio Kit, Fortes Pakeong Sequeira e James Wong, entre muitos outros.

A edição de 2015 do Festival prevê, entre outras manifestações artísticas, projecções de vídeo mapping, projecções de luz interactivas, performances musicais e espectáculos de dança. Depois de no ano passado, o certame ter estado centrado no Teatro Nacional de Taichung, este ano a iniciativa tem o centro histórico de Taichung como palco, com as performances a serem realizadas em cinco edifícios com grande valor histórico e cultural.

A curadoria do evento foi este ano entregue à Subkarma, uma consultora cultural que foi responsável no ano passado pela organização do Festival de Teatro de Taichung, o maior evento cultural da terceira mais importante cidade de Taichung.

Leave a Reply