Stephen Lee: o quase-arquitecto que o Opus Dei levou para a Igreja

 

É já a 23 de Janeiro que Stephen Lee Bun-sang, nomeado bispo de Macau, toma posse da diocese do território, numa cerimónia que assinala os 440 anos do seu estabelecimento e que terá lugar na Sé, às 15 horas. No ano em que completa 60 anos, Stephen Lee chega de Hong Kong, onde nasceu e foi baptizado aos 20 anos, e onde era actualmente bispo auxiliar. José Lai Hung-seng – que invocou razões de saúde e a prossecução de tratamentos médicos no seu pedido de resignação (ver texto principal) manter-se-á como bispo emérito – “depois de passar algum tempo em oração e descanso”, pode ler-se na edição on-line do jornal O Clarim.

O novo titular da diocese de Macau, Stephen Lee, passou ao lado de uma carreira como arquitecto. Durante os cinco anos de formação em Arquitectura, em Inglaterra, Lee haveria de juntar-se à prelatura do Opus Dei, em Londres, como membro numerário, corria o ano de 1978. No regresso a Hong Kong, em 1982, ainda haveria de trabalhar dois anos como arquitecto, até integrar, em 1984, o Seminário Internacional da prelatura do Opus Dei em Roma, onde estudou Filosofia e Teologia. Os estudos eclesiásticos, prosseguiu-os depois na Universidade de Navarra, em Pamplona, onde obteve o doutoramento em Direito Canónico. Segundo informação veiculada pel’O Clarim, é em Espanha que Stephen Lee é ordenado sacerdote, a 20 de Agosto de 1988.

O novo regresso à RAEHK acontece em 1989, ano em que inicia trabalho pastoral como capelão em escolas e centros do Opus Dei. No mesmo ano é nomeado pelo bispo da região vizinha e Defensor do Vínculo no Tribunal Diocesano de Hong Kong. Logo em 1994, torna-se supervisor da Escola Tak Sun. Na sucessão de nomeações e funções, um novo virar de página acontece em 2002, quando é nomeado pelo prelado do Opus Dei como o vigário regional para a região da Ásia Oriental, acumulando a função com actividade pastoral e o ensino da doutrina católica em diferentes paróquias e comunidades religiosas.

A ascensão a bispo auxiliar de Hong Kong chega por decisão do Papa Francisco, a 11 de Julho de 2014, tendo sido ordenado no mês seguinte. Depois da resignação de José Lai, Stephen Lee é novamente escolhido pelo Sumo Pontífice, agora para tomar as rédeas de uma diocese que já foi a sede do Padroado Português no Extremo Oriente. S.G.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s