Português de Macau lança site de emprego revolucionário  

O site Ao Dispor é uma plataforma gratuita destinada à procura e oferta de serviços que elimina a necessidade de intermediários.

Passou a infância e a adolescência em Macau, mas foi em Portugal que lançou o portal Ao Dispor (alojado em www.aodispor.pt ), uma plataforma gratuita que põe os profissionais directamente em contacto com quem deles precisa. Inspirado na crise portuguesa, Ricardo Pinho resolveu criar, mais do que um site de emprego, uma “plataforma de empreendedorismo”.

A adesão têm sido boa e os planos de expansão incluem Macau e Hong Kong ainda este ano: “A inspiração para criar este site veio da crise económica e financeira e da situação do desemprego elevado em Portugal e no Sul da Europa”, contou Ricardo Pinho ao PONTO FINAL. “O que se passa, normalmente, é que as pessoas desempregadas enviam os seus currículos às empresas que consideram potenciais contratadoras na sua área. Mas com esta crise, as empresas não estão a precisar delas”, explicou.

Sites de emprego não faltam na Internet, mas o seu funcionamento é parecido a uma mistura de secção de emprego do jornal com uma agência de recursos humanos online. As pessoas cadastram-se com os seus currículos, e consultam anúncios relativos a ofertas de emprego na sua área. O que o Ao Dispor se propõe fazer é “pôr as pessoas directamente em contacto, sem necessidade de intermediários nenhuns”, explica Ricardo Pinho.

O funcionamento é simples. Quem está à procura de trabalho, inscreve-se gratuitamente no site, mencionando qual o tipo de ofício que pretende realizar, quanto pretende ganhar por hora, entre outras. Quem está a precisar contratar os serviços de um profissional, por seu turno, faz uma busca simples por “canalizador”, por exemplo. Os resultados da pesquisa aparecem ordenados por proximidade geográfica. À distância de um clique, as pessoas podem entrar em contacto através de uma janelinha de chat e discutir entre si os pormenores de uma eventual contratação.

O site foi lançado no mercado português em Outubro do ano passado e a boa receptividade levou Ricardo Pinho a equacionar a expansão para breve. “Em Agosto, vamos lançar o site em Espanha no domínio aodispor.es e, a seguir, devemos avançar também para a Grécia”, afirma o responsável, acrescentando que uma entrada no mercado de Macau e Hong Kong é bem possível ainda este ano: “Para já, nada impede um profissional de Macau de entrar em aodispor.pt e inscrever-se. Além disso, neste momento, o site pode ser útil para empresas de Macau que estejam interessadas em ir buscar trabalhadores qualificados a Portugal”, adianta Ricardo Pinho.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s