“Johdaa Akbar” domina nomeações para os Óscares de Bollywood

Cerimónia de entrega de prémios da Academia do Cinema Indiano em Macau

Já é conhecida a lista de candidatos aos chamados Óscares de Bollywood. “Johdaa Akbar”, de Ashutosh Gowariker, com 13 nomeações – todas as possíveis – é o grande candidato a dominar a cerimónia de entrega dos prémios da Academia do Cinema Indiano que se realizará este ano em Macau.

Rui Cid

Um filme sobre uma história de amor entre um imperador e uma princesa no século XVI é o grande nomeado pela Academia do Cinema Indiano(IIFA) para os prémios 2009 de Bollywood. “Johdaa Akbar”, de Ashutosh Gowariker, faz o pleno de nomeações em todas as 13 categorias: melhor filme, melhor realização, melhor actor, melhor actriz, melhor actor secundário, melhor actriz secundária, melhor actor num papel cómico, melhor actor num papel de vilão, melhor direcção musical, melhor argumento, melhor letra de música, melhor cantor e melhor cantora.
Com realização de Ashutosh Gowariker que, diz a crítica indiana, dirige aqui o melhor filme da sua carreira, “Johdaa Akbar” narra a história do casamento entre o imperador Mughal, Akbar, e uma jovem princesa Rajput, Jodha. Inicialmente uma ligação de conveniência política, a união de Johdaa (Aishwarya Rai Bachchan) e Akbar (Hrithik Roshan) acaba por se transformar numa intensa história de amor. Conta quem viu, que há muito tempo que Bollywood não se deparava com uma película tão poderosa como esta.
Na lista de candidatos aos chamados Óscares de Bollywood, segue-se, com 9 nomeações, “Race”, dos irmãos Alibhai Burmawalla, uma obra baseada no filme norte-americano Goodbye Lover. Abbas e Mastan Alibhai Burmawalla, rodaram grande parte das cenas em Durban, na África do Sul, e no Dubbai, e transportam para o grande ecrãn as vidas de Ranvir, Rajiv, Shaina e Shopia. A dupla de cineastas – nomeados na categoria de melhor realização – explora temas como a rivalidade entre irmãos (Ranvir e Rajiv), traição e paixão. Em “Race” destaca-se a interpretação de Bipasha Basu, no papel de Shopia, uma jovem modelo indiana disputada pelos dois irmãos, que lhe valeu a nomeação para melhor actriz.
“Rock On!!”, de Abhishek Kapoor, com oito nomeações é outro dos candidatos na edição deste ano dos prémios da IIFA. Indicado nas categorias de melhor filme, melhor realização, melhor argumento, melhor actor secundário (Arjun Rampal), melhor actriz secundária (Shahana Goswami), melhor direcção musical, melhor letra de música e melhor cantor, “Rock On!!” relata as aventura e desventuras de um grupo de quatro amigos que fundam uma das melhores bandas que a Índia já viu, mas que por uma razão ou por outra não teve o sucesso que se esperava.
Noutra linha de registo, mais cómica, aparece “Dostana”, o primeiro filme de Bollywood a ser inteiramente rodado fora da Índia que está nomeado em 5 categorias: melhor filme, melhor realização, melhor actor, melhor actriz e melhor direcção musical.
Realizado por Tarun Mansukhani e com as excelentes interpretações de Abhishek Bachchan e Priyanka Chopra, “Dostana” custou aos cofres da Dharma Productions cerca de 10 milhões de dólares.
A décima edição da cerimónia internacional de distribuição de prémios da Academia do Cinema Indiano vai decorrer, como ontem noticiou o PONTO FINAL, entre 11 e 13 de Junho no Venetian Macao.
Na RAEM,
além da cerimónia de distribuição de prémios, a IIFA vai organizar um festival de cinema, um desfile de moda e uma bolsa de negócios.
O embaixador da IIIFA Amitabh Bachchan considera a vinda a Macau como “uma excelente oportunidade para promover a cultura, o modo de pensar e o empreendorismo da Índia à escala global”. Desde que foi lançada em 2000, a cerimónia de entrega dos chamados Óscares Indianos já visitou 9 cidades fora da índia, entre as quais Londres, Singapura, Sun City e Bangkok.
“Macau é uma excelente escolha para as celebrações da IIIFA e estamos muito entusiasmados com a perspectiva de levar a sua mágica a esta cidade fabulosa”, disse ainda Bachchan.
Como o PONTO FINAL revelou recentemente, o evento trará a Macau cerca de meio milhar de realizadores, actores, produtores e técnicos ligados à indústria do cinema indiano, incluindo o elenco de Slamdog Millionaire, que este ano venceu o Óscar para Melhor Filme do Ano em Hollywood. A cerimónia de entrega de prémios de Bollywood, como é conhecida a Meca do cinema indiano, deverá ser acompanhada em directo pela televisão por cerca de 600 milhões de pessoas.

Os filmes do ano

Jodhaa Akbar (13 nomeações)
Realizador: Ashutosh Gowariker
Elenco: Hrithik Roshan, Aishwarya Rai Bachchan, Sonu Sood e Ila Arun

No Século XVI, do casamento de conveniência entre o imperador Mughal, Akabar, e uma princesa Rajput, Jodha, nasce uma grandiosa história de amor. Inicialmente reduzida a um mero papel de peão politico, Jodhaa não se conforma, e, de um momento para o outro, o grande desafio do imperador Akabar passa a ser a conquista do amor desta desafiante princesa.

Race (9 nomeações)
Realizador: Abbas Alibhai Burmawalla e Mastan Alibhai Burmawalla
Elenco: Anil Kapoor, Saif Ali Khan, Akshay Khanna, Bipasha Basu, Sameera Reddy e Katrina Kaif

Ranvir e Rajiv são dois irmãos que vivem numa quinta na África do Sul. Ranvir é um homem agressivo e Rajiv um alcoólico crónico. Shopia é a secretária particular de Ranvir e nutre por ele uma paixão secreta. Shaina, uma modelo indiana que vive em Durban, apaixona-se por Ranvir, mas acaba por casar com Rajiv. Mas, num momento de fraqueza Ranvir e Shaina voltam a aproximar-se. Quando Rajiv descobre, solta-se o inferno.

Rock On!! (8 nomeações)
Realizador: Abhishek Kapoor
Elenco: Arjun Rampal, Farhan Akhtar, Prachi Desai, Luke Kenny, Purab Kohli, Koel Purie, Shahana Goswami e Nicolette Bird

4 amigos juntam-se para formar a melhor banda que a India alguma vez já viu. Mas, o sonho de uma carreira na música acaba por não se concretizar. Anos mais tarde, o destino volta a juntá-los e a levá-los a uma viagem ao passado.

Ghajini (6 nomeações)
Realizador: A.R. Murugadoss
Elenco: Aamir Khan, Asin, Jiah Khan, Pradeep Rawat e Khalid Siddiqui
Sanjay Singhania é um multi-milionário perde a memória depois de ser agredido quando investigava a morte da sua namorada. Tudo o que o prende ao passado são as tatuagens que tem no corpo e uma série de polaróides. Mas à medida que vai recuperando a memória, Sanjay começa a descobrir um homem bem diferente do que esperava.

Dostana (5 nomeações)
Realizador: Tarun Mansukhani
Elenco: Abhishek Bachchan, John Abraham e Priyanka Chopra

Dois homens fingem ser gays de forma a arrendar um apartamento onde vive uma bela rapariga. Os dois amigos acabam por se apaixonar pela companheira de casa, mas, para não serem desmascarados, acabam por não revelar os seus sentimentos.

A Wednesday (4 nomeações)
Realizador: Neeraj Pandey
Elenco: Naseeruddin Shah, Anupam Kher, Jimmy Sheirgill e Aamir Bashir

Um homem desconhecido faz um telefonema para uma esquadra de polícia a alertar para a existência de 6 bombas espalhadas pela cidade de Mumbai, ameaçando detona-las caso não sejam libertados 4 terroristas anti-nacionalistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s