Kit Kelen exibe pintura na Montra de Artes

P001O poeta e professor de origem australiana residente em Macau Kit Kelen é o artista que se segue na “Montra de Artes de Macau”, com uma exposição de pintura que vai ser inaugurada amanhã, 11 de Setembro, pelas 18h30, no terceiro andar do Museu de Arte de Macau (MAM).

“Imagens de coisíssima nenhuma” (“Pictures of Nothing at All”) é “uma meditação sobre a ideia de abstracção”, “jogando com a transculturalidade” e “englobando vários media”, descreve um comunicado do MAM, que lançou este programa “Montra de Artes” em 2012 para “proporcionar aos artistas locais um espaço e uma plataforma de exibição”.

Neste trabalho, o visitante “encontrar-se-á numa viagem de contradição”, as pinturas, sendo “coisíssima nenhuma”, não podem representar “absolutamente nada”, enquanto que as palavras não conseguem evitar a representação. Assim sendo, as palavras e as imagens ganham “novos significados, inesperados”.

Christopher (Kit) Kelen é conhecido em Macau pelo trabalho enquanto poeta, académico, artista visual e professor de inglês na Universidade de Macau, onde lecciona há 14 anos. Alguns dos seus poemas estão traduzidos e publicados em chinês, português, italiano, sueco, francês e tagalo.

“China Years – New and Selected Poems” é o seu livro mais recente de poesia, de doze já publicados em inglês. O próximo volume de poemas, “Scavengers Season”, deverá sair ainda em 2014, na Austrália.

Kit Kelen tem dinamizado a tradução de poesia chinesa para inglês e de poesia australiana para chinês, projectos que já deram origem a uma dúzia de antologias bilingues.

Leave a Reply