A China em fotografias dos séculos passados

PHOTO3O Museu de Macau inaugura hoje uma exposição de fotografia da China nos séculos XIX e XX. Macau é um dos registos a assinalar.

A exposição “Colotipia:Retorno – Perspectivas Convergentes de John Thomson e Wong Ho Sang” organizada pelo Museu de Macau inaugura hoje às 18h e vai manter-se aberta ao público entre os dias 30 de Maio e 31 de Agosto.

A exposição divide-se em duas secções, a primeira é dedicada aos trabalhos do fotógrafo britânico John Thomson (1837-1921) na sua primeira visita ao Extremo-Oriente no século XIX. Thomson viajou pela China entre 1868 e 1872, registando a vida e os costumes locais através da fotografia, que tornaram-se materiais de referência de investigação da sociedade chinesa da época.

O álbum colecção “Illustrations of China and Its People”(Londres, 1873-1874), exibido na exposição, foi publicado em Londres através da técnica da colotipia, incluindo mais de 200 fotografias obtidas por colódio húmido.

Nas imagens é possível ver Macau, Hong Kong, Guangzhou, Shantou, Fuzhou, Xiamen, Taiwan, Shanghai, Ningbo, Nanjing, Sichuan, Tianjin,Beijinge Pequim, entre outros locais.

Além da técnica de impressão tradicional da época, Thomson recorreu à colotipia, o mais avançado e inovador método de impressão na altura capaz de produzir imagens de elevada resolução.

A segunda secção da exposição exibe trabalhos obtidos pelo processo de colódio húmido realizados para a exposição pelo fotógrafo contemporâneo de Macau, Wong Ho Sang, tendo a cidade como tema.

O Museu de Macau irá ainda promover uma palestra a 31 de Maio, às 15h, sobre a obra e técnicas fotográficas da época de John Thomson proferida pelo académico, fotógrafo e designer inglês Michael Gray.

Leave a Reply