Menos alunos a partir de Setembro

O número de alunos deverá registar uma diminuição de 2,7 por cento em Setembro, em comparação com o ano lectivo anterior. A estimativa é feita pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), que aponta para cerca de 71.797 alunos no ano lectivo de 2013/2014, que começa em Setembro.

Já em relação aos professores é esperado um aumento: quatro por cento, segundo a DSEJ, num total de 6529, distribuídos por 77 escolas (menos uma do que no ano lectivo anterior). Na educação regular, a proporção professor/aluno passa a ser de 1 docente para cada 11,2 estudantes, registando-se uma diminuição de 6,4 por cento.

A média será de 28,6 alunos por turma, menos 3,3 por cento comparativamente ao ano lectivo anterior. Uma redução que a DSEJ aponta como o resultado da “implementação contínua do ensino em turmas reduzidas”.

O trânsito no primeiro dia de aulas também preocupa a DSEJ que, em comunicado, diz ainda ter já entrado em contacto com as escolas e encarregados de educação para que “prestem atenção à situação rodoviária”. Às escolas, a DSEJ pede que “adoptem medidas adequadas e flexíveis sobre os atrasos dos alunos causados pelos transportes”; aos pais e alunos, sugere-se que “saiam de casa o mais cedo possível”.

No novo ano lectivo, vai ainda ser lançada uma aplicação de telemóvel da DSEJ, onde será possível obter informações sobre bolsas de estudo e avisos sobre a suspensão das aulas por causa de chuvas intensas ou tufões.

Leave a Reply