“Macau Stories II” distinguido em festival português

As seis curtas-metragens que compõe o filme local “Macau Stories II” competiram no festival português Avanca e arrecadaram uma menção especial. Albert Chu, Associação Audiovisual CUT, espera que esta seja uma porta para entrar no mercado europeu..

Inês Santinhos Gonçalves

O filme “Macau Stories II – Love in the City”, da autoria de seis realizadores da RAEM, venceu uma menção especial no festival de cinema português Avanca, sendo um dos poucos filmes de língua chinesa a receber esta distinção.

Sessenta e nove países participaram no Avanca, mostrando 2300 filmes. A produção americana de David Jakubovic, “The Fores is Red”, mereceu, juntamente com o “Macau Stories II – Love in the City”,  a menção especial para longa-metragem. O prémio para melhor longa-metragem foi para “Something Good Out of Life”, do Romeno Dan Pita.

Em Macau, o filme, da responsabilidade da Associação Audiovisual CUT, foi exibido no Cinema Alegria e nos cinemas do Galaxy, com uma taxa de 70 por cento de comparência.

Foi com alegria que o presidente da Associação Audiovisual CUT, Albert Chu, recebeu a notícia, que considera ser um encorajamento para os realizadores de Macau. “É um grande estímulo para toda a nossa equipa de produção. Estamos sempre a tentar participar em diferentes festivais, para que mais gente olhe para os filmes de Macau. O facto de termos ganho o prémio significa, não só que as pessoas viram o filme, mas também que gostaram muito e que cumpre os padrões de qualidade”, conta Chu ao PONTO FINAL.

O facto de esta menção especial ter sido atribuída por um festival português “têm um significado especial para nós”, diz o presidente da CUT, que acredita que o prémio pode ser uma forma de entrar no mercado europeu. “O Avanca está ligado a outros festivais de cinema europeus e por vezes eles trocam filmes. Estamos agora a discutir se será possível participarmos noutros festivais. A cerimónia de entrega de prémios é só no próximo ano e esperamos que, nessa altura, possamos fazer mais contactos”, explica.

Na calha estão as terceira e quarta edições do “Macau Stories”, projectos que deseja realizar, mas que ainda estão em discussão: “Estamos sempre a pensar fazê-los mas ainda não nos sentámos e discutimos se será uma só peça longa, duas peças ou se vamos continuar com este formato de curtas”.

O “Macau Stories II – Love in the City”, é composto por seis curtas-metragens de 15 minutos, passadas em Macau. Na primeira edição, o fio condutor era menos claro e prendia-se apenas com a forma como cinco realizadores participantes viam o território. Em “Macau Stories II” acrescentou-se o amor à equação – foi obrigatório incluir esta temática nobre da ficção, sempre com Macau no horizonte.

Os 90 minutos totais do filme são da responsabilidade dos cineastas Elisabela  Larrea, Fernando Eloy, Mike Ao Ieong, Jordan Cheng, Tou Kin Hong e Harriet Wong.

O festival de cinema Avanca começou em 2007 e é famoso por escolher filmes indie, com uma forte vertente artística e técnica. O concurso inclui curtas de animação, televisão, vídeo, estreias mundiais e trailers.

Leave a Reply