A mesma fórmula, mais comodidade para residentes

141009Acessos mais rápidos, uma vedação superior na Avenida da Amizade e um maior número de portões metálicos é o que se pode esperar durante a realização do 56º Grande Prémio de Macau. Decorrendo entre os dias 19 e 22 de Novembro, a próxima edição inclui um desfile de moda e um espectáculo para celebrar os dez anos da transferência de administração.

Luciana Leitão

A cidade irá contar com mais (88) portões metálicos nos principais cruzamentos, entradas de parque de estacionamento e vias públicas importantes, além de uma rede de 2.85 metros de altura na Avenida da Amizade. Isso e um evento especial para celebrar o 10º aniversário da RAEM são, segundo o director dos Serviços de Turismo, as (poucas) novidades do 56º Grande Prémio de Macau que, este ano, se realiza entre 19 e 22 de Novembro.
Para Costa Antunes, tratando-se o Grande Prémio de um circuito de estrada, a segurança dos residentes e pilotos foi um dos grandes enfoques da edição deste ano. Para isso, a cidade contará com acessos mais rápidos e algumas melhorias no que toca às vedações e portões metálicos. “A direcção dos Serviços de Tráfego irá depois anunciar medidas específicas de encerramento de várias ruas”, afirmou, acrescentando que a comissão procurará ainda “abrir o circuito [terminadas as corridas] o mais depressa possível”.

As três corridas de cartaz

Tal como em anos anteriores, há três corridas de cartaz. A disputar a 43a edição do Grande Prémio de Motos de Macau estarão corredores de dez países e regiões desde a Europa, Estados Unidos e Ásia. “Os oito primeiros da edição do ano passado, regressam em 2009, nomeadamente o vencedor da corrida, Stuart Easton, cuja vitória em Macau foi recompensada com a presença no Campeonato Britânico de Superbikes. Michael Rutter, hexacampeão, está de volta e determinado a reivindicar o recorde com uma sétima vitória”, afirmou o director dos Serviços de Turismo, acrescentando ainda que a representar Macau estarão João Fernandes, Sou Sio Hong e Ip Weng Keong, enquanto Jason Broom e Cheung Wai On correm por Hong Kong.
No que toca ao Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA – Corrida da Guia de Macau, a corrida decisiva tem novamente lugar no território. “Com mais duas corridas antes de o grupo de concorrentes chegar a Macau, o piloto da SEAT, Gabriele Tarquini, lidera a tabela de qualificação, com Yvan Muller, companheiro de equipa e que detém o título, na segunda posição. No entanto, a BMW continua a ter possibilidades de agarrar o título de 2009 com o piloto brasileiro, Augusto Farfus”, afirmou Costa Antunes. Ao volante de um SEAT León estará, a representar Macau, André Couto, enquanto Liu Lic Ka, Henry Ho e Jo Merszei irão conduzir BMW’s da Liqui Moly Team Engstler.
Por último, a prova que já serviu de trampolim aos grandes nomes da Fórmula 1 do mundo, é o Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – Taça Intercontinental da FIA. A representar o território estará Michael Ho, contando-se com “pilotos do mundo inteiro, incluindo Europa, América do Sul, Escandinávia, Ásia e Pacífico, designadamente os recém-campeões das três séries principais da Fórmula 3 – campeonatos Britânico, Europeu e Japonês”.

Um desfile pela transferência

O 56º Grande Prémio conta com um orçamento de 150 milhões de patacas – um valor sensivelmente semelhante ao do ano passado -, mas este ano há uma actividade extra: um evento especial por ocasião da celebração do 10º aniversário da RAEM, onde se realiza um espectáculo de moda, no sábado (21 de Novembro), e uma festa de danças e cantares, no domingo (22 de Novembro), cujos artistas ficam, para já, por conhecer.
Para o director dos Serviços de Turismo, mantendo-se o orçamento aos níveis do ano passado, significa que “se está perante uma situação de crise, mas não da forma que se possa pensar”, diz, explicando que “as infra-estruturas e os preços de construção baixaram, permitindo a manutenção do dinheiro investido”.
Prevendo que, no fim-de-semana do Grande Prémio, acorram entre 300 e 400 mil visitantes, Costa Antunes espera “receitas na ordem dos 20/25 por cento”, preferindo, porém, salientar a “importância em termos de promoção da cidade” e todas as consequências que isso terá no que toca à frequência dos hotéis, restaurantes e casinos de Macau.
Até agora, porém, comparando com o período homólogo do ano passado, a venda de bilhetes situa-se “cinco por cento abaixo”, algo que Costa Antunes considera “normal”, dada a crise económica que se vive no território. Seja como for, para o director dos Serviços de Turismo, o alvo é, pelo menos, “atingir os valores do ano passado ao nível das receitas”.

A promoção

Adoptando a estratégia de promoção do evento como um festival comemorado por toda a cidade, o Grande Prémio terá uma página no Facebook com um fórum e jogos de desporto motorizado, contando ainda com vários ecrãs espalhados por Macau para a transmissão do evento. Paralelamente, a Comissão do Grande Prémio, em parceria com associações locais, irá organizar o Festival do Grande Prémio, entre os dias 20 e 22 de Novembro, decorrendo ainda, na Praça dos Lagos Sai Van, de 13 a 29 de Novembro, o 9º Festival de Gastronomia, estando ainda agendadas exibições de fogos de artifício.
Haverá transmissão directa das corridas na TDM (a emissora oficial), sendo o evento também emitido pela TV Cabo e a TV Lotus Macau. Além disso, a Comissão do Grande Prémio irá providenciar sinal directo de satélite, de forma a que as três corridas principais estejam disponíveis em diferentes estações.
Pela segunda vez consecutiva, o Windsor Arch é o patrocinador do título do Grande Prémio de Macau, contando-se entre os outros apoiantes empresas como a SJM, CTM e o Hotel Fortuna.

André Couto ao volante de um Seat León

Vai novamente disputar a Corrida da Guia mas, contrariamente às previsões iniciais, estará ao volante de um Seat León e não de um BMW. “Era muito caro e não consegui reunir os apoios necessários”, afirma.
O piloto que há anos tenta juntar uma vitória na Corrida da Guia ao título de Campeão Intercontinental de Fórmula 3 alcançado em 2000 havia declarado ao PONTO FINAL, em Agosto, estar a encetar contactos com as equipas do Mundial de Turismo, mostrando-se esperançado em conseguir um lugar numa das equipas inscritas pela BMW, como a Schnitzer ou o Team Ravaglia. Acabou por não acontecer, tendo afinal por equipa a SUNRED Engineering.
Se a vitória poderá ficar comprometida, André Couto prefere não adiantar muitos detalhes. Defendendo a qualidade da equipa que irá integrar – com quem, aliás, já trabalhou, em 2006 -, o piloto acredita que “vão dar o melhor carro que têm”. Sendo Macau uma “pista difícil”, André Couto prefere, porém, “esperar para ver” antes de poder avançar com mais previsões.
Foi com um BMW que André Couto conseguiu o seu melhor resultado na Corrida da Guia: um 2º lugar na 1ª manga, em 2002, na altura ao volante de um carro da equipa Carly Motors.

Leave a Reply