Exposição em Pequim entregue a adjunta de Chui Sai On

A exposição em Pequim sobre os 10 anos da região administrativa especial, em que o governo vai investir 32 milhões de patacas, foi entregue à empresa da adjunta de Chui Sai On, futuro chefe do Executivo.
A organização da exposição foi adjudicada, por ajuste directo e sem concurso público, à empresa Primedia, de Eva Lou – coordenadora-adjunta do gabinete de candidatura de Chui Sai On, eleito terceiro chefe do Executivo, estando, por isso, a gerar polémica.
Depois das primeiras revelações sobre o assunto feitas pela imprensa de Hong Kong, Eva Lou disse ontem ao Hoje Macau que a atribuição do contrato à sua empresa “nada tem a ver” com a sua posição no gabinete do ex-secretário para os Assuntos Sociais e Cultura – que teve na sua alçada as actividades comemorativas dos dez anos da transição de poderes –, acrescentando que as negociações com o Governo arrancaram “há dez meses”.
Através de uma nota oficial, o Governo garante que a adjudicação da organização da exposição à Primedia “foi processada em total conformidade com a lei” e que a escolha baseou-se no facto da empresa ter uma filial em Pequim.
A opção de não se adjudicar a organização do evento através de concurso público é justificada pelo executivo com “as condições e especificidades do evento e com a experiência técnica e profissional comprovada da empresa” em causa.
A mostra, que estará patente no Museu da Capital, em Pequim, entre a segunda quinzena de Novembro e Janeiro de 2010, vai custar aos cofres do Governo o dobro da passagem da chama olímpica pelo território em 2008. E 7 milhões de patacas a mais do que o orçamento do próximo Festival Internacional de Música.
O jornal Apple Daily refere que Hong Kong gastou apenas dois milhões de dólares de Hong Kong para organizar uma exposição semelhante em Pequim em 2007.
A exposição de Macau estará patente numa sala de 1.400 metros quadrados do Museu da Capital, em Pequim, e pretende apresentar os frutos do desenvolvimento da região nos dez anos seguintes à transição de poderes de Portugal para a China através de imagens e textos com sons e iluminação.
Em 2010, a Exposição Comemorativa do 10º Aniversário da Região Administrativa e Especial de Macau vai estar patente noutras cidades da China continental – incluindo Xangai, com parte dos conteúdos disponíveis no Pavilhão de Macau da Expo 2010 – seguindo depois para Macau, onde serão expostos todos os votos e felicitações recolhidas durante o périplo nacional.

Leave a Reply