Pandemia prejudicou profundamente acesso à Cultura em Macau

O número de indivíduos que participaram em actividades culturais no segundo trimestre de 2020 diminuiu significativamente devido ao impacto da epidemia da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus, revelou ontem a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Os resultados do “Inquérito à Participação dos Cidadãos em Actividades Culturais”, realizado no segundo trimestre de 2021, mostraram, contudo, que em virtude da normalização da prevenção epidémica, alguns espectáculos, exposições e exibições de filmes foram retomados sucessivamente, pelo que no segundo trimestre deste ano 291 mil indivíduos participaram em actividades culturais, registando-se um aumento notável de 27,0%, em termos anuais.

A taxa de participação nas actividades em análise foi de 51,4%, tendo aumentado 12,0 pontos percentuais, em relação ao trimestre homólogo do ano anterior. Realça-se que 250.400 residentes participaram em actividades culturais e a taxa de participação nestas actividades foi de 54,0%, crescendo 10,7 pontos percentuais, em termos anuais. Analisando por tipo de actividade cultural, “ir à biblioteca” foi a actividade em que mais residentes participaram, isto é, 150.900 residentes, mais 39,4% em termos anuais.

A taxa de participação nesta actividade foi de 32,5%, subindo 8,7 pontos percentuais. O número de residentes que foram ao cinema (124.300) aumentou 29,5%, em relação ao segundo trimestre de 2020 e a taxa de participação nesta actividade (26,8%) cresceu 5,7 pontos percentuais. Destaca-se que 33.200 residentes assistiram a filmes/vídeos produzidos em Macau, tendo diminuído 14,2%. Os museus ou locais do património mundial foram visitados por 123.100 residentes, subindo consideravelmente 60,6%, em termos anuais, devido à promoção das excursões locais e a taxa de participação nesta actividade atingiu 26,6%, mais 9,8 pontos percentuais.

O número de residentes que assistiram a espectáculos foi de 38.600, desceu 5,2%, em termos anuais. Cada participante assistiu em média a 2,2 espectáculos, a qual diminuiu 0,2, em termos anuais. Por último, nas exposições de arte estiveram presentes 28.200 residentes, aumentando 18,2%, em termos anuais. Cada participante visitou em média 1,8 exposições, menos 0,2, em termos anuais. Salienta-se que 90,8% destes residentes também assistiram a outras actividades culturais e 74,8% participaram em três ou mais tipos de actividades culturais.

Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s