Maratona de Macau comemora 40 anos de existência

FOTOGRAFIA GONÇALO LOBO PINHEIRO

A Maratona Internacional de Macau, que nos dois últimos anos tem sido pouco internacional, vai já na sua 40.ª edição. Os tempos que correm não são para grandes convívios e, nesse sentido, o foco deste ano, tal como na edição interior, vai quase por inteiro para os atletas da China continental.

Gonçalo Lobo Pinheiro

goncalolobopinheiro.pontofinal@gmail.com

A edição deste ano da Maratona Internacional de Macau, organizada pelo Instituto do Desporto (ID) e pela Associação Geral de Atletismo de Macau, terá lugar no dia 5 de Dezembro, anunciou esta terça-feira a organização em conferência de imprensa.

O número é redondo, mas as circunstâncias não são dadas a muitas festas. A corrida, que tem há 18 anos o alto patrocínio o grupo Galaxy Entertainment, comemora 40 anos de existência, mas à semelhança do que sucedeu no ano passado, os maiores nomes do atletismo mundial não podem vir comemorar à RAEM devido às restrições implementadas pelas autoridades locais devido à pandemia de Covid-19. Por isso, quenianos, etíopes e afins darão lugar à nata da China continental. Uma maratona internacional que de internacional pouco terá.

O circuito da maratona, meia-maratona e mini-maratona será o mesmo das últimas edições, com as primeiras a passar pela ponte Governador Nobre de Carvalho, Templo de A-Má e Ponte de Sai Van. A organização já enviou convites aos mais consagrados atletas do país. “Convidámos alguns atletas chineses, entre os quais os vencedores das corridas do ano passado. Aguardamos a sua confirmação”, afirmou aos jornalistas, no final da conferência de imprensa, a presidente substitua do ID, Lam Lin Kio.

A organização revelou que para a edição deste ano, o número máximo de participantes na competição será de 1.400 atletas na maratona, 4.800 na meia-maratona e 5.800 na mini-maratona, e as vagas para inscrições são limitadas a um total de 12 mil participantes.

As provas terão início, como habitual, às primeiras horas do dia com a maratona e a meia-maratona a começarem às 6h00 e a mini-maratona às 6h15, desde o Estádio do Centro Desportivo Olímpico.

Os 40 anos da prova, apesar das nuances, prometem ser de festa e entusiasmo, adianta a organização. “Os cidadãos, visitantes e participantes podem envolver-se no evento nas diferentes formas, quer seja através de várias actividades promocionais online e offline, vivendo todo o entusiasmo da maratona”, notou Lam Lin Kio

Haverá, como sucedeu na edição anterior, o concurso do “Prémio do Vestuário Mais Criativo”, que, de acordo com a organização, “obteve uma boa recepção dos participantes, pelo que será organizado de novo”. “Para além disso, este ano realiza-se a actividade promocional online ‘Fantasia 40’. Também se colabora com as indústrias culturais e criativas de Macau, lançando os respectivos produtos culturais e criativos, e com os Correios de Macau se apresenta a emissão de produtos filatélicos com o tema de 40ª edição da Maratona Internacional de Macau”, acrescentou a presidente substitua do ID.

Para incentivar os atletas locais a alcançarem melhores resultados, esta edição terá a atribuição da “Taça do GEG Macau” aos campeões da maratona e meia-maratona nas categorias masculina e feminina aos participantes de Macau, bem como prémios atribuídos pelo patrocinador principal do evento.

Inscrições começam este fim-de-semana

As inscrições nas categorias da maratona e da meia-maratona começam a poder ser feitas a partir das 9h do próximo sábado, dia 25 de Setembro. Já as inscrições na categoria da mini-maratona começam no dia seguinte, também pelas 9h. Todos s interessados poderão efectuar as inscrições através da página electrónica oficial do evento em http://www.macaomarathon.com ou através da leitura do código QR da corrida.

A organização lembra que os participantes têm de possuir uma conta pessoal de inscrição. Por isso, “quem não possui uma conta online pode aceder à página electrónica oficial para se inscrever e, uma vez registado, está pronto para fazer login e inscrever os dados”.

Será ainda atribuída a “Taça Grupo Activo” da mini-maratona aos vencedores das diferentes categorias com o maior número de participantes, nomeadamente, escolas, organizações desportivas, organizações legalmente registadas, serviços públicos e privados.

Todos os participantes das três corridas têm de estar totalmente vacinados contra a Covid-19 e ser portadores de um certificado válido onde conste o resultado negativo de teste de ácido nucleico à doença, com validade não superior a 14 dias à data da realização das provas.

Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s