Kuok Kin Hang volta aos pódios depois de oito anos de “trabalho árduo”

Paula Carion, antiga estrela de karate-do em Macau, fala com ternura sobre a conquista do seu “irmão” e antigo colega de selecção. Depois de uma breve travessia no deserto, considera, Kuok Kin Hang está agora de novo no caminho certo para mais conquistas.

Gonçalo Lobo Pinheiro

goncalolobopinheiro.pontofinal@gmail.com

O atleta de karate-do de Macau Kuok Kin Hang arrecadou este fim-de-semana uma medalha de bronze na 14.ª edição dos Jogos Nacionais que se realizam em Xi’An. Conversámos com a atleta macaense Paula Carion, referência do desporto no território, sobre a importância da conquista para o atleta, para a modalidade e para a RAEM.

“Antes de mais, quero dizer que estou muito feliz por vê-lo conquistar uma medalha novamente após uma longa espera. Acho que esta medalha também funcionará como uma alavanca impulsionadora da confiança dele para os Jogos Asiáticos do próximo ano”, referiu ao PONTO FINAL a ex-atleta.

Paula Carion referiu que ambos “são muito próximos”, tendo competido juntos, em equipa, durante 10 anos. “Ele é como um irmão mais novo para mim. Sempre se mostrou um atleta trabalhador e obediente, tendo alcançado a fama quando ganhou uma medalha de ouro nos Jogos da Ásia Oriental, em Tianjin, perante um oponente muito forte como foi o agora medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Kiyuna Ryo”, notou.

A ex-atleta, contudo, confessou ao nosso jornal que MM – alcunha pela qual é conhecido entre os amigos e no desporto – passava por uma fase de pouca confiança, muito por culpa dos resultados, que tardavam em chegar. “Kuok passou os últimos oito anos a trabalhar muito, tentando chegar ao pódio novamente, mas as coisas não funcionaram como esperávamos. Ele nunca desistiu, na verdade. Foram horas de trabalho árduo, muitas vezes oito horas por dia”, revelou Paula Carion.

A atleta portuguesa nunca competiu nos Jogos Nacionais, mas deixou uma palavra de incentivo e alegria à delegação que representa o território em Xi’An. “Confesso que nunca competi em Jogos Nacionais, então não posso dizer a um nível pessoal como os jogos são difíceis. Contudo, pelos vídeos que vi, penso que a equipa de Macau tem estado a trabalhar muito bem, e penso que, no próximo ano, para os Jogos Asiáticos de Hangzhou, vamos ter muito boas surpresas”, vaticinou ao PONTO FINAL.

A conquista de Kuok Kin Hang é um resultado histórico para Macau, uma vez que é a primeira medalha que o território alcança nos Jogos Nacionais desde a primeira edição. O Chefe do Executivo já felicitou, entretanto, o atleta. “Foi com grande alegria que tomei conhecimento do terceiro lugar alcançado pelo atleta de karate-do, Kuok Kin Hang, em kata individual masculino, e por ter conquistado a primeira medalha para a RAEM nos Jogos Nacionais, marcando assim uma nova página na história. A notável marca obtida por Kuok Kin Hang é fruto de um treino intenso e rigoroso, o que enche de orgulho a população de Macau no seu todo. Espero que todos os atletas mantenham vivo o ânimo no decorrer das restantes provas dos Jogos Nacionais continuando a alcançar bons resultados e a conquistar glórias para Macau”, afirmou Ho Iat Seng, citado num comunicado de imprensa oficial publicado pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo da RAEM.

Recorde-se que Kuok Kin Hang obteve o resultado de 25.02 na modalidade de kata individual masculino. Para além da conquista da medalha de ouro nos Jogos da Ásia Oriental em 2013, conforme referiu Paula Carion, o atleta também conseguiu arrecadar um quinto lugar da mesma modalidade na 18.ª edição dos Jogos Asiáticos, igualmente em 2013.

Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s