IC apresenta segundo grupo de imóveis para classificação

Fotografia: Eduardo Martins

O Instituto Cultural (IC) anunciou ontem que a consulta pública sobre o 2.º grupo proposto para classificação de bens imóveis de Macau acontecerá entre os dias 7 de Novembro e 5 de Janeiro. No lote de nove imóveis estão incluídos: o Posto do Guarda-Nocturno (Patane), o Templo de Sin Fong, as Ruínas do Colégio de S. Paulo (Antigo Muro, troço na Rua de D. Belchior Carneiro, n.º 35), o Edifício na Calçada do Gaio, n.º 6, o Edifício na Estrada da Vitória, n.º 30, as Casas Moosa, o Cemitério de S. Miguel Arcanjo, o Antigo Mercado do Tarrafeiro e a Feira do Carmo (Antigo Mercado Municipal da Taipa). A consulta pública tem como objectivo dar a conhecer a situação dos bens imóveis em causa ao público.

Segundo o IC, estes nove imóveis “reflectem as características culturais locais, apresentam a documentação completa e bem fundamentada, cumprem todos os requisitos para a classificação e necessitam urgentemente de obras de conservação ou encontram-se em risco”. A consulta pública decorre durante 60 dias, entre 7 de Novembro deste ano e 5 de Janeiro de 2019, e vão ainda ser organizadas sessões de consulta pública a 11 de Novembro, no Instituto Politécnico de Macau, a 25 de Novembro, no Museu de Arte de Macau, e a 15 de Dezembro, no Museu de Macau.

Recorde-se que, em Janeiro de 2017, no 1.º grupo para classificação de bens imóveis foram também classificados nove imóveis: quatro templos de Foc Tac Chi (Bairro da Horta da Mitra, Rua do Teatro, Rua do Patane e Rua do Almirante Sérgio), as Antigas Muralhas da Cidade, o Edifício na Rua Manuel de Arriaga, a antiga Farmácia Chong Sai, a antiga residência do General Ye Ting, o antigo estábulo municipal de gado bovino e canil municipal de Macau e ainda o edifício na Estrada do Cemitério. A.V.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s