Novas normas para janelas de vidro

A Direcção de Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT) sublinhou que já foram publicadas novas instruções sobre as características técnicas das janelas de vidro, para que resistam a tufões e ventos fortes.

Em Outubro passado, Tiago Pereira, adjunto do presidente do Laboratório da Engenharia Civil de Macau, disse à Rádio Macau que o Regulamento de Segurança e Acções em Estruturas de Edifícios e Pontes, aprovado em 1996, já seria suficiente para garantir a segurança pública.

Ou seja, o perito defendeu que o dano causado pelo tufão Hato em milhares de edifícios denuncia problemas na qualidade de construção.

As novas normas foram de facto publicadas na página da DSSOPT na Internet em Novembro passado, mas apenas em língua chinesa. A tradução para português ficou prometida mas ainda não foi disponibilizada.

O documento inclui especificações técnicas para a instalação de caixilhos e de janelas de vidro e exige ainda que o vidro utilizado respeite os critérios definidos pelo país de fabrico ou padrões internacionais.

Mas o governo não vai ficar por aqui, garante o Secretário para os Transportes e Obras Públicas. Raimundo do Rosário diz que a revisão do Regulamento Geral da Construção Urbana de 1963, que foi lançada em 2009, vai incluir novas regras para instalações eléctricas em edifícios residenciais.

Isto após largas centenas de pessoas terem ficado sem energia durante semanas, devido a danos causados pelo Hato nos próprios edifícios, mesmo depois da CEM ter conseguido reestabelecer o fornecimento geral de electricidade.

Mas o secretário alertou que, no caso dos prédios antigos, qualquer modernização das instalações eléctricas necessita do consenso prévio dos pequenos proprietários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s