Quase 16 mil pessoas aderiram ao programa de vacinação contra o cancro do colo do útero

Serviços de Saúde apelam a todas as residentes de Macau que se vacinem.

Até ao último dia de Julho, registou-se a participação de 15,792 pessoas na toma da vacina contra o cancro do colo do útero, financiada pelo Governo, e destinada às residentes com idade inferior a 18 anos – a idade considerada habitual. As alunas de 6º ano da escola primária são as principais destinatárias com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, cuja taxa de vacinação atingiu os 90 por cento. Os números divulgados pelos Serviços de Saúde de Macau (SSM) referem-se ao período desde a inclusão desta vacina no programa de vacinação do território, em Setembro de 2013.

“Apela-se às residentes que ainda não foram vacinadas para tomar, com a maior brevidade possível, as três doses sucessivas da vacina antes da data referida”, lê-se em comunicado dos SSM. O programa “tem tido um bom funcionamento e a tomada da vacinação é satisfatória”, contudo o Governo alerta que a validade das vacinas contra o papilomavírus humano atribuídas a título gratuito às residentes que nasceram depois do dia 1 de Setembro de 1995, terá o seu termo até ao dia 31 de Maio do próximo ano.

Desde 2014, os centros de saúde têm enviado anualmente agentes para efectuarem a vacinação colectiva das alunas do 6º ano de escolaridade, sendo que a vacinação habitual foi efectuada desde há três anos até ao momento. De acordo com uma nota de imprensa, os SSM “lançaram o programa de vacinação às residentes que nasceram depois do dia 1 de Setembro de 1995 dado que, na altura, a maior parte são estudantes que frequentam escolas secundárias em Macau”.

A “vacina adoptada pelos Serviços de Saúde é quadrivalente; as três doses de vacinas normalmente são concluídas dentro de seis meses, a segunda dose deve ser administrada após dois meses da primeira dose e a terceira dose deve ser administrada após quatro meses da segunda dose”, ainda que o intervalo das três doses possa ser prolongado. Os SSM apontam, porém, que “é melhor concluir dentro de um ano”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s