Kwan Tsui Hang quer melhor gestão na “Macau dos Elefantes Brancos”

Os gastos excessivos com as obras públicas, as construções com utilidade questionável e a impunidade das construturas perante derrapagens orçamentais e não-cumprimento de prazos levaram a deputada Kwan Tsui Hang a chamar Macau de terra dos “Elefantes Brancos.” As afirmações foram feitas nas intervenções antes da ordem do dia, na Assembleia Legislativa.

“Macau é uma terra de ‘elefantes brancos’ e, para além de serem elevadíssimas as despesas com a sua construção e reparação, as despesas com a sua gestão e funcionamento diários também não são baratas. Assim, se esses ‘elefantes conseguem ou não contribuir para o desenvolvimento socioeconómico é também uma questão que merece a nossa ponderação”, afirmou a deputada, que no final da legislatura abandona o hemiciclo.

Na altura de apontar exemplos dos “elefantes brancos”, Kwan apontou para o Terminal Marítimo da Taipa, que além de um custo de 3,8 mil milhões de patacas, tem gastos de manutenção na ordem dos 100 milhões.

Ainda sobre a construção de novos projectos, que Kwan admite serem necessários devido ao crescimento recente, a legisladora defende que devem ser “concretizados com um plano científico, não podendo, de modo algum, ser implementados de forma cega”.

Por outro lado, a deputada quer mecanismos muito claros, ao nível das sanções, que protejam o interesse público quando há litígios entre as concessionárias e o governo. O objectivo é evitar que os diferendos tenham de ser resolvidos em tribunal, com as concessionárias a serem favorecidas, enquanto a RAEM fica em posição enfraquecida, pelo facto de estar a correr contra o tempo. Estas são situações que se verificaram no passado, como no caso da oficina do metro ligeiro da Taipa. J.S.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s