Intervenção na ETAR durou um dia e meio, e “foi feita com algum sucesso”

O secretário para os Transportes e Obras Públicas reiterou ontem que a reparação efectuada, na passada semana, na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Macau – que obrigou ao seu encerramento e implicou o despejo das águas para o mar sem tratamento -, tinha que ser feita. Raimundo do Rosário revelou ainda que a intervenção teve a duração de um dia e meio, e garante ter feito um esforço para que o incómodo “fosse reduzido ao mais curto espaço de tempo possível”.

“Aquela era uma reparação que tinha que ser feita, e que, se não fosse feita agora, era daqui a um mês. Há situações que nós não gostamos, eu não gosto, ninguém gosta, mas que não podemos evitar”, assumiu ontem Raimundo do Rosário, após a reunião da Comissão de Acompanhamento para os Assuntos da Administração Pública (ver texto principal).

O governante revelou ainda que a substituição de um colector se estendeu para além das 24 horas anteriormente previstas: “A obra durou cerca de dia e meio, e levamos mais umas horas para reabrir a ETAR. Fizemos um esforço, nós, os empreiteiros, todos juntos, para que esse incómodo fosse reduzido ao mais curto espaço de tempo possível. O problema está resolvido, a coisa foi feita com algum sucesso, porque foi feita num espaço relativamente curto”. E admitiu: “Mas tem que ser, isto é como arrancar um dente, tem que ser, tem que ser”.  

O titular da pasta dos Transportes e Obras Públicas não revelou, contudo, qual o volume de águas residuais descarregadas para o mar durante aquele período. Segundo a Agência Lusa, “em Maio, a ETAR recebeu 4.741.825 metros cúbicos de águas residuais, o que resulta numa média diária de quase 153 mil metros cúbicos por dia. Assim, a obra de um dia e meio terá resultado no descarregamento de cerca de 229 mil metros cúbicos de águas residuais”. S.G.    

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s