Paul Tse diz que lei vai prejudicar idosos e jovens à procura de casa

O presidente da Associação de Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial defende que a implementação do mecanismo de controlo do aumento das rendas vai prejudicar os idosos, que são proprietários, e os jovens à procura da primeira casa. Ao PONTO FINAL, o Paul Tse diz que outro dos grupos que também pode ser afectado é as Pequenas e Médias Empresas (PME).

“Há idosos que dependem o do montante de renda que cobram para viver, até porque em Macau a maioria das propriedades é detida por pequenos cidadãos, não são empresas. Essas pessoas vão ser afectadas com estas medidas”, afirmou, ao PONOT FINAL, o presidente da Associação de Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial.

“Em Macau o lucro com o arrendamento está no um por cento. Se aplicam este mecanismo, as pessoas vão optar por não arrendar as casas porque têm ainda menos a ganhar. Isto vai fazer com que seja mais difícil para os jovens que procuram a primeira casa e não podem comprar, arrendar”, acrescentou.

Por outro lado, o presidente da Associação de Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial explicou que a lei vai fazer com que os proprietários pretendam arrendar às grandes empresas, pela capacidade de pagarem mais, excluindo do as PMEs.

“Aprecio a intenção [da proposta de Lei] porque os deputados querem trazer o que pensam ser uma maior estabilidade para o mercado do arrendamento. Mas muitos países e regiões onde o mecanismo foi aplicado nos últimos 20 anos mostram que há efeitos perversos que têm de ser muito bem pensados, caso contrário prejudica-se os grupos que se querem defender”, afirmou.

Paul Tse defende, assim, que as medidas precisam de ser muito melhor discutidas, antes de serem aplicadas na Assembleia Legislativa.

J.S.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s