Alice Cooper encontra obra original de Andy Warhol desaparecida há quarenta anos

3.Warhol

O cantor Alice Cooper encontrou uma obra de Andy Warhol que pode valer milhões “enrolada num tubo”, no qual permaneceu esquecida durante mais de 40 anos.

O agente de Alice Cooper, Shep Gordon, explicou ao jornal britânico The Guardian que o exemplar vermelho de “Little Electric Chair” terá sido adquirido no início da década de 1970, pouco depois de Cooper se ter mudado para Nova Iorque com a namorada, Cindy Lang, e desenvolvido uma amizade com Warhol: “Se bem me lembro, a Cindy pediu-me 2.500 dólares para comprar o quadro. Na altura, o Alice fazia dois álbuns por ano e andava em digressão o resto do tempo. Era uma época de rock’n’roll, nenhum de nós pensava em nada”, recordou Gordon, acrescentando que o cantor tinha sido internado por abuso de substâncias pouco depois.

O quadro terá ficado perdido entre o equipamento da digressão e só terá sido encontrado depois de Shep Gordon ter mencionado à negociadora de arte americana Ruth Bloom que Cooper tinha um exemplar de “Little Electric Chair”, e de esta o ter aconselhado a encontrá-lo.

A mãe do cantor lembrava-se de onde o exemplar tinha sido guardado, e Cooper e Gordon conseguiram encontrá-lo.

Como a Warhol Foundation for The Visual Arts se recusa a fazer autentificações desde 2011, depois de uma disputa com um colecionador, Shep Gordon levou a obra a Richard Polsky, perito em Warhol que publicou recentemente uma adenda ao catálogo de obras do autor e veio a confirmar que o quadro é genuíno: “Tenho 100 por cento de certeza”, disse o perito ao The Guardian, “Tem o aspeto certo e a história faz demasiado sentido”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s