China impede iniciativas em memória de Liu Xiaobo

As autoridades do Continente estão a impedir iniciativas em honra do dissidente chinês Liu Xiaobo, que morreu na semana passada, impondo várias restrições aos activistas que querem prestar homenagem ao Nobel da Paz, denunciaram esta quarta-feira alguns dos visados.

Em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, alguns activistas afirmaram que as autoridades chinesas estão a recorrer a ordens de prisão domiciliária ou a “viagens forçadas” para tentar impedir a realização de cerimónias de homenagem a Liu Xiaobo.

Hoje cumpre-se o sétimo dia após a morte do dissidente chinês. De acordo com a tradição chinesa, esta é uma data especial e é comum a realização de cerimónias especiais, mas, segundo o relato de vários activistas, o regime chinês tomou medidas de forma a evitar qualquer acto que lembre Liu Xiaobo.

O ativista Hu Jia, um amigo próximo de Liu Xiaobo e que tem estado sob vigilância policial, contou que outros amigos oriundos de Xangai (leste) e de Dalian (cidade costeira no nordeste chinês) foram levados para esquadras da polícia depois de terem publicado mensagens na Internet sobre o Nobel da Paz ou de terem organizado uma oferenda de flores.

Hu Jia acrescentou que neste momento as cidades chinesas com mais vigilância são Dalian, onde a família de Liu Xiaobo espalhou as suas cinzas no mar, e Pequim, onde a organização Freedom for Liu Xiaobo Action Group tinha agendado para ontem uma cerimónia em memória do dissidente.

Liu Xiaobo, primeiro chinês a ser distinguido com o Nobel da Paz (2010), morreu no passado dia 13 de Julho num hospital de Shenyang, nordeste da China, vítima de cancro do fígado.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s