Falta de conhecimentos sobre Macau afasta talentos locais que vivem no estrangeiro

A falta de conhecimentos sobre a situação de Macau e o actual contexto económico do território é um dos factores que faz com que os quadros qualificados a viver no exterior não queiram regressar à RAEM. Esta foi uma das conclusões de um estudo da Universidade de Ciências e Tecnologia de Macau, que foi apresentado na última reunião da Comissão de Desenvolvimento de Talentos (CDT).

Outros dos factores que justificam as razões que levam os emigrantes a não querer regressar, de acordo com o comunicado da Comissão de Desenvolvimento de Talentos, são as dificuldade no desenvolvimento de indústrias adequadas às qualificações de que dispõem, a falta de qualificações e de certificação profissionais, escassez de recursos de solos e a inadaptabilidade ao ambiente de Macau.

Por outro lado, motivos como o desenvolvimento global de Macau, as oportunidades proporcionadas pelas políticas de incentivo à economia regional, o sentimento de pertença e as razões familiares foram apontados como factores que atraem os residentes que trabalham no exterior.

Após a análise dos resultados do estudo, a Comissão de Desenvolvimento de Talentos fez um ponto de situação dos trabalhos conduzidos até ao momento e que passam pela criação de canais de contacto e de intercâmbio com os talentos a residir no exterior, pela compilação de informação sobre talentos de diferentes áreas a residir lá fora, pela organização de intercâmbios entre estes quadros qualificados e os grupos profissionais correspondentes de Macau e o reforço da colaboração com a RAEM.

Além desta reunião, a CDT participou, como convidada, num encontro entre o grupo especializado de “educação técnico-profissional” do Conselho de Educação para o Ensino Não Superior e do Conselho de Juventude para apresentar a lista de procura de quadros qualificados e o índice de escassez de talentos. O objectivo passou por transmitir aos conselhos as áreas onde há maior necessidade de formar recursos humanos qualificados.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s