Confederação Asiática de Futebol irradia director técnico de Timor-Leste

 

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) suspendeu esta quinta-feira a título vitalício o antigo director técnico da Associação de Futebol de Timor-Leste, Orlando Marques Henriques, de todas as actividades relacionadas com o futebol.

A decisão surge depois de ter sido provado que Orlando Henriques aceitou um suborno de 15 mil dólares para oferecer aos jogadores da equipa de futebol Timor-Leste, para que perdessem o jogo com a Malásia, realizado a 30 de Maio, nos Jogos do Sudoeste Asiático de 2015, em Singapura.

Orlando Henriques e outro responsável timorense, Moisés Natalino de Jesus, declararam-se culpados e foram condenados em Novembro de 2015 a penas de 20 e 24 meses de prisão pela sua participação na “conspiração criminosa”. O antigo director técnico timorense foi entretanto libertado da prisão em Singapura.

As investigações foram conduzidas pelo Corrupt Practices Investigation Bureau (CPIB) que deteve os dois timorenses e os seus co-conspiradores, o indonésio Nasiruddin e o cidadão de Singapura Rajendran R Kurusamy antes do jogo, que terminou 1-0 a favor da Malásia.

Nasiruddin e Rajendran – considerado no tribunal como o maior responsável por combinar resultados de jogos (match-fixing) de Singapura – já se tinham declarado culpados no seu julgamento, tendo sido condenados, respectivamente, a 30 meses e 48 meses de prisão.

Já em Janeiro, a AFC denunciou um esquema de falsificação de certidões de nascimento destinada a integrar 12 jogadores brasileiros na selecção nacional de futebol de Timor-Leste, de modo a utilizar os jogadores nos jogos de qualificação para a Taça da Ásia de 2019, Campeonato do Mundo de 2018 e outras grandes competições internacionais.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s