China a braços com uma vaga de calor

 

Uma onda de calor está a atingir grande parte da República Popular da China, com algumas cidades a registarem temperaturas superiores a 40 graus, levando as autoridades do Continente a recomendar que se reduza o tempo passado ao ar livre.

De acordo com os serviços meteorológicos da China, a vaga de calor atinge hoje 21 províncias, num total de 3,64 milhões de quilómetros quadrados.

Em Pequim, sede de um município com cerca de 21,5 milhões de habitantes e quase seis milhões de automóveis, os serviços meteorológicos previam uma temperatura máxima de 39 graus Celsius para o dia de ontem.

Em algumas áreas das províncias de Hebei, Shanxi e Shaanxi e da Região Autónoma de Xinjiang, no norte do país, as temperaturas atingiram esta semana 42 graus.

A temperatura mais alta, de 47,8 graus, foi registada na cidade de Turpan, em Xinjiang.

Em Xangai, a “capital” económica da China, as temperaturas máximas superam os 35 graus.

As autoridades recomendam que se reduza o tempo passado ao ar livre, sobretudo entre as 10 e as 16 horas, e que se consuma pelo menos dois litros de água por dia.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, a onda de calor no Sul resulta de uma faixa de alta pressão atmosférica, caracterizada por ventos calmos e quentes, provenientes de regiões tropicais, enquanto que no norte se deve principalmente a outra alta pressão quente formada no continente.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s