Deputados de Hong Kong pedem libertação de Liu Xiaobo

Vinte e quatro deputados pró-democracia da vizinha Região Administrativa Especial de  Hong Kong apresentaram uma petição a instar o governo chinês a autorizar o Nobel da Paz Liu Xiaobo, vítima de cancro em fase terminal, a receber tratamento ao estrangeiro, informa a imprensa local.

“Queremos que Liu Xiabo seja libertado, e queremos que ele possa receber tratamento médico no estrangeiro. Este é o desejo dos pró-democratas e também o desejo de muitas pessoas em Hong Kong. Gostaria que o governo central ouvisse isso”, disse Ted Hui, do partido Democrático, citado pela Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

“Atendendo a que a condição de saúde de Liu Xiaobo atingiu o momento mais crítico, instamos o governo central a agir com humanidade e a possibilitar o mais breve possível que o Sr. Liu receba tratamento no estrangeiro na companhia da sua mulher, Liu Xia, e familiares”, indica a petição, segundo o jornal South China Morning Post.

A petição surge depois de, na semana passada, o Conselho Legislativo (parlamento), dominado pelas forças políticas pró-Pequim, ter votado contra a proposta do deputado Ted Hui para um debate sobre o caso de Liu Xiaobo.

Segundo as regras de procedimento do Legco, os membros podem apresentar uma petição mas nenhum discurso, debate ou votação deve ser feito.

Nas últimas duas semanas, nomeadamente desde a visita do Presidente da China, Xi Jinping, a Hong Kong, têm-se multiplicado os protestos naquela região administrativa especial chinesa pela libertação do activista chinês, de 61 anos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s