Grupo Wanda desfaz-se da maioria dos seus parques temáticos

O grupo chinês, liderado pelo homem mais rico da China, vai vender a maior parte dos parques temáticos de que é proprietário. O dinheiro obtido com o negócio deverá ser utilizado para saldar parte das dívidas contraídas pelo Wanda Group.

 

O conglomerado chinês Wanda Group, que nos últimos anos protagonizou várias aquisições importantes além-fronteiras, está a vender a maioria dos seus parques temáticos, retirando-se de um sector onde ambicionou competir com a Walt Disney.

A empresa anunciou a venda de 13 parques e 76 hotéis ao grupo chinês Sunac China Holdings Ltd., por 63,2 mil milhões de yuan, qualquer coisa como 8,1 mil milhões de euros.

A operação permitirá ao Wanda Group pagar parte das dívidas, depois de uma rápida expansão nos sectores do entretenimento e turismo.

O grupo é dirigido por Wang Jianlin, considerado o homem mais rico da República Popular da China, com uma fortuna avaliada em 30 mil milhões de dólares.

No ano passado, Wang disse que queria desafiar o domínio global da Disney no ramo dos parques temáticos. O grupo Wanda integra uma vaga de empresas chinesas que tem adquirido activos em todo o mundo, diversificando os negócios, numa altura de desaceleração do ritmo de crescimento da economia chinesa.

Em 2012, o grupo Wanda mediatizou-se ao adquirir a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos Estados Unidos.

No ano passado, comprou a rival Carmike Cinemas Inc., por 1,2 mil milhões de dólares. O conglomerado detém ainda a cadeia de cinemas Odeon & UCI, empresa que está presente em Portugal.

O grupo, que tem também centros comerciais e empreendimentos imobiliários, retirou as acções da bolsa da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong em 2016 e divulga poucos detalhes sobre as finanças.

Wang Jianlin garantiu, citado pela revista de informação financeira Caixin, que o nível de endividamento do grupo “não é pesado”:

“Esta recuperação de fundos será usada para saldar dívidas. O Wanda planeia pagar a maioria dos empréstimos bancários até ao final deste ano”, afirmou Wang, citado pela revista, na sequência do anúncio da venda dos parques.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s