Coreia do Norte: Chegada da monção de Verão deixa autoridades em alerta

 

As autoridades norte-coreanas activaram um contingente especial para prevenir inundações, com a chegada das chuvas de monção de Verão, para evitar danos como os registados no ano passado no nordeste do país, informaram esta segunda-feira os meios de comunicação estatais.

“Estamos conscientes da importância de evitar que as inundações danifiquem os cultivos. Estamos a trabalhar para evitar possíveis inundações e danos provocados pelo vento”, afirmou um representante do Ministério do Agricultura, num comunicado à rádio estatal norte-coreana, citado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

As províncias de Ryanggang e Hamyong do Norte e Sul foram gravemente atingidas e Agosto de 2016 pelas chuvas, que causaram pelo menos 140 mortos e 400 desaparecidos.

O regime norte-coreano, que classificou essas tempestades como as piores em sete décadas, foi obrigado a destacar um vasto contingente para reparar os danos e assistir os afectados.

O principal diário do país, o Rodong Sinmun, publicou na semana passada um relatório da agência meteorológica norte-coreana, que espera que a época de chuvas comece em meados de Julho, esperando-se também fortes ventos em diferentes pontos do país.

O jornal instava a população a construir diques e tomar outras medidas para evitar que os terrenos agrícolas fiquem submersos.

Nos últimos meses, o país teve de lidar com outro problema meteorológico, a seca, nas províncias ocidentais.

Os meios de comunicação norte-coreanos informaram que o regime teve de enviar camiões cisterna e equipas de bombeiros à província de Hwanghae do Sul, umas das mais afetadas pela falta de chuva.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s