Tributo a Gainsbourg nos trinta anos da Alliance Française  

Os trinta anos da Alliance Française em Macau vão ser assinalados com uma instalação de vídeo e um concerto-tributo a Serge Gainsbourg, um dos “ícones” incontornáveis da cena musical francesa. Para os amantes da gastronomia, há ainda um jantar buffet com o melhor que a cozinha francesa legou ao mundo.

 

A Alliance Française de Macau comemora este ano o seu 30º aniversário e a efeméride vai ser assinalada a 15 de Julho, numa celebração que serve ainda para evocar no território a Tomada da Bastilha. O hotel Sofitel foi o local escolhido pela instituição para acolher as festividades. Do programa comemorativo constam uma instalação de vídeo, um concerto “Tributo a Gainsbourg” pela voz de Laurent Couson e ainda um jantar buffet com alguns dos pratos mais conhecidos da gastronomia francesa. Ao PONTO FINAL, Xavier Garnier, director da Alliance Française, explicou a iniciativa constituí uma “boa oportunidade” para assinalar as duas efemérides de uma assentada. Uma vez que, no dia anterior, o cônsul-geral de França em Hong Kong e Macau, Eric Berti, vai marcar presença nas comemorações da Tomada da Batilha na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, o adiamento por um dia da celebração da festa nacional de França no território permite que o diplomata se associe à dupla celebração em Macau.

“Crossing of Time” (Atravessar o Tempo) é o título da instalação de vídeo comissionada ao artista Robert Cahen, que se propõe fazer uma retrospectiva dos 30 anos da Alliance Française no território. O realizador chegou à RAEM na passada terça-feira e durante 10 dias vai filmar 30 pessoas –  algumas no terraço do Sofitel – que marcaram a história da instituição de promoção da língua e da cultura francesa, num trabalho pontuado por cenários e paisagens de Macau. Xavier Garnier que a instalação tem o formato de um tríptico, com o propósito de conjugar o percurso da Alliance Française com o percurso do território ao longo dos últimos trinta anos: “[Será] uma obra de arte com três ecrãs. O do meio vai mostrar retratos de 30 pessoas e nos outros serão mostradas algumas paisagens de Macau”. O vídeo estará instalado no átrio principal do Sofitel para que todos possam conhecer a obra. A instalação estará à disposição do público a partir das 16 horas de 15 de Julho.

O programa de comemorações prossegue uma hora depois com um tributo ao cantor francês Serge Gainsbourg, considerado por Garnier como um “ícone em França”: “Ele [Gainsbourg] não é um ícone muito clássico, mas era muito criativo e provocador. É alguém que as pessoas francesas ou amam ou odeiam, que cria sentimentos fortes nas pessoas acerca do seu trabalho e que não pode ser ignorado na música francesa”, defendeu o director da Alliance Française. O concerto é de entrada gratuita e os lugares estão limitados aos primeiros a chegar.

As comemorações terminam com um jantar buffet com alguns dos pratos mais emblemáticos da gastronomia francesa e com música ao vivo interpretada por Laurent Couson e por um grupo de amigos do músico. O convite foi feito a Couson por este ser um “amigo da Alliance Française”, que queria convidar alguém familiar à instituição para celebrar trinta anos em Macau. Couson é dono de um bar de música jazz em Banguecoque, onde apresenta o concerto-tributo a Gainsbourg que irá trazer a Macau.

O jantar tem o preço de 380 patacas para membros e estudantes da Alliance Française e também da Associação Comercial França-Macau, enquanto que o preço geral é de 480 patacas. Os interessados devem fazer a sua inscrição e pagamento na sede da Alliance Française, localizada na Travessa do Bom Jesus, até ao próximo dia 12 de Julho.

 

CVN

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s