Benfica campeão justo, mas modelo adoptado não é unânime

O Benfica de Macau sagrou-se no domingo tetracampeão de futebol e os rivais reconhecem o mérito do triunfo. Contudo, o modelo adoptado pela gestão de Duarte Alves não é unânime. Enquanto alguns vêem o modelo como um caminho a seguir, o treinador do Monte Carlo critica o facto de não haver uma aposta na formação por parte das águias.

screen-shot-2014-01-14-at-10-37-53-pm

João Santos Filipe

Pelo quarto ano consecutivo a Casa do Sport Lisboa e Benfica de Macau venceu, no passado domingo, a Liga de Elite. O triunfo das águias reúne consenso entre os rivais ouvidos pelo PONTO FINAL, que consideram que os encarnados foram a melhor formação dentro das quatro linhas. Porém o modelo adoptado pelo clube levanta algumas dúvidas.

“Neste formato de pontos, a equipa mais constante é premiada. A conquista do título do Benfica é indiscutível”, afirmou o treinador do Monte Carlo, Cláudio Roberto Silveira, ao PONTO FINAL. “Este ano, eles demonstraram ser a melhor equipa”, frisou.

Os “canarinhos” foram os únicos a bater as águias ao longo da temporada, apesar dos encarnados estarem, supostamente, dotados do maior orçamento da liga. A aposta, em exclusivo, na contratação de jogadores profissionais tem os seis críticos. Cláudio Roberto questiona a falta de aposta na formação que o poderio financeiro permite:“Daqui a dois ou três anos, podemos imaginar que jogadores como o Filipe Duarte, o Carlos Leonel e o Nicholas Torrão não querem jogar, e quem é que vai substituí-los? Eu não quero que isto seja visto como uma crítica, é só uma constatação”, defendeu. “O que eu acho que não é positivo, mas isso não é só em relação ao Benfica, é a falta de investimento na formação”, acrescentou, sublinhando a aposta nos jogadores locais da equipa que orienta.

 

Trabalho com patrocinadores elogiado

 

Por sua vez, o presidente do Sporting de Macau, Leonel Borges, elogia o trabalho feito pelo administrador do Benfica, Duarte Alves, na captação de patrocínios: “Sobre o facto do Benfica ter provavelmente o maior orçamento, a única coisa que podemos dizer é que é bom para eles. Se têm um orçamento superior é porque conseguem patrocinadores que apostam no clube”, defendeu Leonel Borges, ao PONTO FINAL.

Ao mesmo tempo, o líder leonino realça que os valores praticados não são proibitivos: “Não é o Benfica que está a investir muito, as outras equipas é que não conseguem investir o mesmo”, declarou.

Apesar desse poderio, Leonel Borges elogiou o trabalho do Monte Carlo, que com um investimento menor ficou apenas a um ponto das águias. O responsável pelo Sporting de Macau defendeu ainda que para criar um maior equilíbrio competitivo não faz sentido limitar o investimento das equipas, mas antes reduzir o número de divisões (actualmente são quatros), para que os melhores jogadores fiquem mais concentrados.

Josecler, treinador do Kei Lun – formação que terminou o campeonato no quarto lugar – destacou o trabalho feito pelas águias, defendendo que contribui para aumentar o grau de profissionalismo do futebol: “O Benfica procura ser uma equipa financeiramente bem e trabalha para isso. Tem todo o mérito, por isso acredito que seja bom para Macau. É um modelo para ser seguido”, apontou o técnico brasileiro. “Estão a procurar tornar o futebol de Macau mais profissional. É uma equipa que trabalha todos os dias. Isso obriga as outras equipas a trabalhar mais. Já não se luta pelo título só a trabalhar dois ou três dias. Mesmo nós não chegámos ao quarto lugar sem trabalhar quase todos os dias”, explicou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s