Jornalistas encurralados entre a auto-censura e o activismo

1101363

A associação de jornalistas de Hong Kong alertou para a deterioração da liberdade de imprensa, actualmente pior que nunca, com profissionais encurralados entre a autocensura e o activismo.
Em entrevista à Lusa, Shirley Yam, vice-presidente da associação, faz um diagnóstico negro: “Numa escala de 1 a 10, em 1997 diria que [a liberdade de imprensa] era 7 ou 8 (…). Agora diria que é 2 a 3, porque ainda temos acesso livre à Internet, o nosso direito à liberdade de imprensa e de expressão é protegido pela lei. Nenhum dos nossos jornalistas foi detido ou morto”.
Yam diz que para se compreender o momento actual é preciso perceber que há dois “pontos de viragem” em Hong Kong após a transferência para a China: em 2003 e 2014.
Até à primeira data, Pequim deixou a cidade quase “entregue a si própria”, mas as coisas mudaram depois do grande protesto que juntou meio milhão de pessoas contra uma lei para punir crimes de traição à pátria, secessão e subversão, o chamado Artigo 23.º.
“Uma analogia seria que antes de 2003 estavam [o Governo central da China] sentados no banco detrás do carro e depois passaram a estar sentados ao lado do condutor”, comenta.
Um segundo momento foi o ‘Occupy Central’, protestos pró-democracia que paralisaram a cidade por 79 dias, em que [Pequim] passou “a ocupar o lugar do condutor”.
“A mesma mudança aplica-se aos ‘media’. Desde 2003 que se vê um maior controlo sobre os editores e os patrões, que são empresários com muitas ligações na China. [No passado] ninguém proibia que assim fosse, mas seria surpreendente se empresários da China comprassem ‘media’ em Hong Kong sem que perguntassem: ‘Há objecção?’, devido às implicações no princípio ‘Um país, dois sistemas’”, explica.
A vice-presidente da associação, com cerca de 700 membros, aponta vários exemplos de uma liberdade de imprensa diminuída, por uma pressão exercida não através da censura, mas do medo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s