Acções da Takata caem 70 por cento após declaração de insolvência

2001-Honda-Accord-deployed-airbag.jpg

As acções da Takata caíram esta quarta-feira 70 por cento na bolsa de Tóquio, depois de, na segunda-feira, o fabricante japonês de ‘airbags’ ter declarado bancarrota devido aos avultados prejuízos provocados pelos dispositivos de segurança defeituosos.

No arranque das transações, às 09:42 (01:42 em Lisboa), as acções da Takata na bolsa de Tóquio valiam 34 ienes (cerca de duas patacas), traduzindo uma queda de 69,09 por cento.

A declaração de insolvência apresentada no Japão e nos Estados Unidos legou o regulador bolsista nipónico a suspender a cotação na sessão de terça-feira, após as acções da empresa terem acumulado, desde meados deste mês, perdas na ordem dos 80 por cento.

A Takata tem obrigação de pagar o equivalente a 8.026 milhões de euros, o valor mais alto que uma empresa nipónica terá de pagar por estar em situação de falência, tratando-se do maior fracasso empresarial japonês desde a Segunda Guerra Mundial.

Fundada em 1933, a Takata, que é um dos maiores fornecedores de ‘airbags’ e de outros dispositivos de segurança viária do mundo, tem lutado nos últimos anos com graves dificuldades financeiras derivadas dos problemas nos ‘airbags’.

O defeito dos ‘airbags’ da Takata, detectado em 2014, localiza-se nos infladores, concretamente no encapsulado metálico onde se aloja a bolsa de ar, que pode abrir-se com demasiada força e projectar fragmentos contra os ocupantes da viatura.

O problema, que tem afundado as contas da empresa devido aos gastos milionários decorrentes da substituição dos dispositivos e sanções, foi associado a pelo menos 15 mortes e afecta veículos de 19 fabricantes de todo o mundo.

O fabricante nipónico deverá ser comprado pela norte-americana Key Safety Systems, uma filial da chinesa Ningbo Joyson Electronic Corp, que já manifestou interesse no negócio avaliado em 1.600 milhões de dólares.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s