Hong Kong: Activistas lançam protesto simbólico a poucos dias da visita de Xi Jinping

3.Bauhinia

Activistas pró-democracia içaram ontem uma bandeira negra sobre uma estátua que simboliza o retorno da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong à soberania chinesa, em protesto pela iminente visita do Presidente Xi Jinping, para comemorar o 20.º aniversário da transferência de administração.

Joshua Wong, um dos rostos do Occupy Central, os protestos por maior abertura democrática que paralisaram a região durante quase três meses em 2014, juntou-se esta manhã a uma dezena de manifestantes no porto de Hong Kong para cobrir a estátua.

Os activistas gritaram ‘slogans’ como “autodeterminação democrática para o futuro de Hong Kong” e “‘Um país, dois sistemas’ foi uma mentira durante 20 anos”. Enquanto protestavam os manifestantes levaram a cabo o acto, que foi repreendido pela polícia, sem que fossem feitas detenções.

A bandeira negra foi retirada pouco depois sem incidentes. A escultura da flor de bauhinia foi um presente do Governo de Pequim a Hong Kong em 1997, a propósito do retorno da cidade à soberania chinesa.

Desde então o território adoptou a flor como símbolo e a sua imagem faz parte da bandeira da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

O protesto acontece a três dias da visita de Xi Jinping a Hong Kong, a primeira desde que tomou posse como Presidente da China, em Março de 2013.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s