Panamá estabelece relações diplomáticas com a China

2.Panamá

O Presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, anunciou na segunda-feira o estabelecimento das relações diplomáticas com a República Popular da China, e a ruptura com Taiwan.

“O Governo da República do Panamá rompe hoje [segunda-feira] as suas ‘relações diplomáticas’ com Taiwan”, afirma um comunicado oficial emitido pela presidência do país. O Panamá anunciou na mesma ocasião o estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China.

Em declarações à emissora pública de rádio e televisão, o Presidente disse que as negociações para o estabelecimento de relações bilaterais terminaram na segunda-feira em Pequim, entre os ministros dos Negócios Estrangeiros do Panamá e da República Popular da China, um país que “sempre teve um papel relevante na economia” da nação da América central.

“Até hoje a República do Panamá não tinha relações diplomáticas com a República Popular da China, um Estado que só por si representa 20 por cento da população mundial e constitui a segunda maior economia do mundo. Esta é uma situação que um Presidente responsável não pode continuar a perpetuar”, declarou Varela.

O Presidente acrescentou que a China “sempre teve um papel preponderante na economia do Panamá”. “Actualmente é o segundo mais importante utilizador do Canal do Panamá e o principal fornecedor de mercadorias na Zona Livre de Colón”, a maior do hemisfério e localizada no Caribe panamenho, recordou o chefe de Estado do país centro-americano.

O corte de relações entre o Panamá e Taiwan é o segundo golpe do género que a diplomacia formosina sofre num período de menos de meio ano. A 20 de Dezembro último, as autoridades de São Tomé e Príncipe anunciaram o corte de relações com Taipé. Seis dias depois, a 26 de Dezembro, São Tomé e Pequim reataram relações diplomáticas e desde então o pequeno arquipélago atlântico tornou-se um membro de pleno direito do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s