Proibição de entrada de pessoas no território “não tem nada a ver com questões políticas”, diz Wong Sio Chak

 

0420012016.jpg

O secretário para a Segurança, Wong Sio Chak afirmou ontem que a proibição de entrada no território e a deportação de cidadãos, sobretudo de Hong Kong, que visitam o território não estão associados a questões políticas, mas apenas ao “cumprimento das regras internacionais”. O secretário para a Segurança reiterou  ainda que os dados relativos a estes casos não serão divulgados.

“Em primeiro lugar, não tem nada a ver com questões políticas. Nós cumprimos a lei. A lei diz que nós temos esse dever. E quanto aos dados nós não os vamos divulgar. Nenhum país ou o território vai divulgar o número de casos porque são confidenciais, porque é o sigilo de trabalho”, declarou Wong Sio Chak.

O governante indicou ainda que a proibição de entrada dos indivíduos em questão “não é devido a alguma actividade, alguma situação” ou a “um certo período”. O secretário para a Segurança explicou que para “para esses casos de proibição existem vários aspectos a ter em conta, por exemplo, devido a crimes, a instituições judiciárias, quer porque essas pessoas se dedicam a actividades que violam a lei em Macau ou porque são imigrantes ilegais”, assumiu. “Anualmente, proibimos várias entradas de pessoas que poderão ser uma ameaça para a segurança de Macau”, explicou Wong Sio Chak. “Se esses indivíduos se se dedicarem a actividades que não são de um visitante, então nós iremos actuar”, garantiu o responsável pela tutela da pasta da segurança.

Um dos casos que mais recentemente vieram a público está associado à visita a Macau de um activista pró-democrata de Hong Kong que foi detido quando passeava na Avenida Almeida Ribeiro e, depois, deportado por “ameaça à segurança interna de Macau”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s