Académicos de Macau presente no 1º Festival de Língua Kristang em Singapura

 

1.wong-e-cofundador-do-kodrah-kristang-um-projeto-que-quer-reviver-a-lingua.jpg

O primeiro festival de língua crioula de Malaca –  1st Kristang Language Festival 2017 – realiza-se este fim-de-semana em Singapura. O kristang de Malaca foi o primeiro ponto de introdução e de formação do crioulo nesta região e dessa língua nasceram os outros crioulos que surgiram na Ásia Oriental e Sudeste Asiático, incluindo o patuá de Macau, daí a importância da sua preservação, defende Alan Baxter. O linguista é um dos três participantes de Macau no ciclo de conferências.

 

Cláudia Aranda

Claudia.aranda.pontofinal@gmail.com

 

O primeiro festival de língua crioula de Malaca –  1st Kristang Language Festival 2017 ou “Festa di Papia Kristang” – realiza-se este fim-de-semana em Singapura, e uma comitiva de três académicos de Macau vai marcar presença no certame, com intervenções em diferentes secções ao longo do dia de sábado.

“O kristang é uma língua ameaçada, pode não ter mais de 50 anos de vida, a menos que implementem alguma coisa séria”, disse em conversa com o PONTO FINAL o linguista australiano Alan Baxter, director da Faculdade de Humanidades da Universidade de São José (USJ), que trabalha com o kristang desde há mais de 30 anos. Sobre a importância da sua preservação, o professor defende que “o crioulo de Malaca foi o primeiro ponto de introdução e de formação do crioulo na Ásia Oriental e Sudeste Asiático. Dessa língua nasceram todas outras que houve no Sudeste Asiático, incluindo o Patuá de Macau”, adianta o linguista. Desde o século XIX, que o crioulo de Malaca – ou o português da comunidade euro-asiática – tem uma vertente em Singapura explicou o académico que, no 1º Festival de Língua Kristang, vai abordar a história da língua crioula de Malaca, o seu desenvolvimento e alguns dos desafios actuais no painel “The Story of Kristang: Past Glories and Present Struggles”.

Em “The Future of Kristang:Dreams and Awakenings”, Elisabela Larrea, doutoranda na Universidade de Macau e investigadora sobre a cultura e identidade macaense, autora do blogue bilingue (belamaquista.wordpress.com), vai falar sobre a preservação do patuá, abordando o trabalho desenvolvido pela companhia de teatro Dóci Papiaçám di Macau. O professor Mário Pinharanda Nunes, linguista da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau, intervém em “Language Documentation for Beginners”.

O 1º Festival de Língua Kristang é promovido pela organização Kodrah Kristang (“Desperta, Kristang”), fundada em 2016 pelo jovem estudante Kevin Martens Wong, para “revitalizar o Kristang”, a língua crioula de base portuguesa falada actualmente por apenas cerca de 100 pessoas em Singapura. Kevin Martens Wong é um jovem estudante da Universidade Nacional de Singapura, de ascendência crioula ou “portuguesa-euroasiática”, explica Baxter.  Martens “é kristang, ainda tem parentes que falam a língua, ele não era falante, falava malaio, inglês e alguma coisa de chinês, mas quando estava na universidade encontrou uma referência à língua de Malaca, o crioulo, e aí percebeu que era a língua dos seus parentes e começou-se a interessar”.

Kevin Martens Wong criou uma associação de activistas jovens – kristangs e não kristangs – interessados na língua, chamou pessoas idosas falantes do crioulo, que ajudam com o vocabulário, e constituiu um “workshop” contínuo para a prática do idioma e que envolve a criação de materiais pedagógicos, está no YouTube, tem podcasts em Kristang”, acrescenta o linguista.

Alan Baxter estima que, em Malaca, neste momento, haja “menos de 800” pessoas falantes da língua.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s