China instalou baterias militares em atol disputado

 

3.China

As autoridades chinesas instalaram vários baterias de lançamento de mísseis no atol de Fiery Cross. A pequena ilha, situada no Mar do Sul da China, faz parte do disputado arquipélago das Spratly. De acordo com uma notícia ontem avançada pela agência Reuters, a instalação das baterias militares tem por grande objectivo assegurar a defesa dos interesses chineses face a um eventual assédio das forças militarizadas vietnamitas.

O atol em questão é administrado pela República Popular da China, mas é reclamado por vários países da região, entre os quais pontuam as Filipinas, o Vietname e Taiwan.

O reforço do aparato militar no Mar do Sul da China corresponde apenas, no entender de Pequim, às exigências necessárias à defesa do que o Governo Central entende ser o seu território.

A notícia ontem avançada pela agência Reuters não menciona quando foram instaladas as baterias, mas a iniciativa poderá ter surgido na resposta à instalação de inúmeras redes de pesca por parte de embarcações vietnamitas nas imediações das também disputadas ilhas Paracel em Maio de 2014.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s