Obra das Mães abre nova creche e denuncia falta de pessoal qualificado

image5621b

A escassez de pessoal na prestação de cuidados sociais – tanto nos berçários, como em lares de idosos – ainda é grave, afirmou a Presidente da Direcção da Obra das Mães, Tina Ho Teng Iat, durante um jantar oferecido a 500 idosos. A responsável espera que o Governo implemente as políticas necessárias para melhorar a falta de mão-de-obra qualificada com que o sector se depara.  Ho Teng Iat adiantou que a Obra Das Mães vai continuar a formar profissionais.

Filomena Costa, vogal da direcção da associação, reiterou o mesmo tipo de preocupações, ontem em declarações à TDM – Rádio Macau. Filomena Costa alertou para a falta de profissionais preparados para trabalhar na área do cuidado social. A Obra das Mães tem dado formação no sector, mas é difícil reter o pessoal formado, explicou. Filomena Costa sublinhou que é preciso continuar a “mentalizar a sociedade mais jovem” para a necessidade de cuidar dos idosos.

Entretanto, a nova creche da Obra das Mães no campus da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha, deverá receber crianças já no próximo ano lectivo, avançou a vogal da direcção do organismo.

A responsável explicou que “não há ainda uma data fixa”, mas que os preparativos estão em curso para que o espaço, concedido pelo Instituto de Acção Social, esteja pronto a funcionar no ano lectivo de 2017/2018. A creche terá capacidade para acolher cerca de 200 crianças, entre os três meses e os três anos, sendo o serviço prestado em língua chinesa.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s