Norte-americana acusada de espionagem foi expulsa na sexta-feira

150922-sandy-phan-gills-02_645826aa867cb82fdae48f0e6da9fcbd.nbcnews-ux-2880-1000

A cidadã norte-americana que foi detida em Março de 2015 quando tentava entrar no território, após uma visita à República Popular da China, regressou na sexta-feira aos Estados Unidos da América, depois de no início da semana passada ter sido condenada a três anos e meio de prisão sob a acusação de espionagem. A informação foi avançada por uma organização de defesa dos direitos humanos.

Sandy Phan-Gillis, de 55 anos, foi detida em Março de 2015, quando se preparava para atravessar a fronteira para a RAEM, no termo de uma visita à China de uma delegação de empresários norte-americanos, que acompanhou ao Continente.

Após passar dois anos detida, Sandy Phan-Gillis foi condenada, na terça-feira, por um tribunal de Nanning, no sul da China, a três anos e meio de prisão por espionagem, de acordo com informações facultadas à agência noticiosa AFP pela Fundação Dui Hua, uma organização não-governamental com sede em São Francisco (EUA).

Na sexta-feira, Phan-Gillis foi finalmente expulsa pelas autoridades chinesas e “entrou no mesmo dia em Los Angeles, onde foi recebida pelo seu marido e por membros da sua família”, anunciou a Fundação Dui Hua em comunicado.

As conversações com vista à libertação de Sandy Phan-Gillis “intensificaram-se durante a visita do secretário de Estado [norte-americano], Rex Tillerson, a Pequim em Março”, de acordo com a Dui Hua.

Phan-Gillis foi acusada de “espionagem” e de “subtração de segredos de Estado” por ter “ajudado uma terceira parte a roubar informações”, segundo indicou, há um ano, um grupo do Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s