Si Ka Lon denuncia falta de talentos e de estratégia na indústria de convenções

20130115174111b.jpg

O deputado Si Ka Lon, companheiro de bancada de Chan Meng Kam na Assembleia Legislativa, quer que o Governo reforce a formação de talentos na indústria de convenções e exposições e defina orientações para o seu desenvolvimento.

“Perante o desenvolvimento da indústria de convenções e exposições nas regiões vizinhas de Zhuhai, Cantão, Hong Kong, como é que o Governo pretende concretizar o projecto ‘Um centro, Uma Plataforma’?”, questiona Si ka Lon numa interpelação submetida ao Executivo, com data de 13 de Abril.

O deputado recorda que em 2010, o Governo criou a Comissão para o Desenvolvimento de Convenções e Exposições e o Departamento de Desenvolvimento de Convenções e Exposições e Actividades Económicas sob a Direcção dos Serviços de Economia. Em 2015, o Executivo propôs centrar-se em conferências e fazer uso das iniciativas “Uma Faixa, Uma Rota” e “Um Centro, uma Plataforma” para desenvolver uma estratégia de desenvolvimento para a indústria.

Todavia, alerta o deputado, a indústria não obteve progressos significativos e entrou num período de estrangulamento, não só encontrando escassez de recursos humanos, como falta de orientação para o seu desenvolvimento.

Em termos de recursos humanos, de acordo com os dados da Comissão de Desenvolvimento de Talentos, a previsão de escassez de talentos na indústria de convenções e exposições entre 2016 a 2018 é “grave”. Muitas das vagas ficam por ocupar, estimando-se uma resposta de 5 pessoas para 10 vagas:

“O Governo ainda precisa de preencher esta grande lacuna na formação e colocação de pessoal”, avisa o deputado.

Por outro lado, sendo Macau território vizinho de centros de convenções e exposições em Zhuhai, Cantão, Hong Kong, “a cooperação regional é muito importante para esta indústria”. No entanto, ainda é desconhecido o papel a desempenhar por Macau: “Para tornar a indústria de convenções e exposições um foco de crescimento económico, é necessário clarificar a direcção do desenvolvimento”, acrescenta o deputado.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s