Coreia do Norte: Austrália e Nova Zelândia endurecem o tom

3.kim-jong-un

A Austrália e a Nova Zelândia endureceram este domingo o tom em relação à Coreia do Norte, que ameaçou Camberra com um ataque nuclear.

As tensões na região subiram substancialmente nos últimos tempos enquanto paira a ameaça de um sexto ensaio nuclear da parte do regime de Pyongyang. O vice-Presidente norte-americano, Mike Pence está a realizar uma viagem pela Ásia, que o levou, entre outros destinos, à Coreia do Sul, ao Japão e à Austrália: “Se a Austrália persiste em seguir os passos dos Estados Unidos para isolar e sufocar a Coreia do Norte, isso seria suicidário”, declarou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano citado pela agência oficial da Coreia do Norte KCNA.

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, que tinha considerado anteriormente a Coreia do Norte uma “ameaça grave”, deve “pensar duas vezes nas consequências”, adiantou o porta-voz.

Ontem, Julie Bishop defendeu que a Coreia do Norte devia “investir mais no bem-estar dos seus cidadãos que sofrem há longa data, do que em armas de destruição em massa”.

Também ontem, o ministro da Defesa da Nova Zelândia, Gerry Browlee, acusou Pyongyang de ter “intenções maléficas”.

O regime de Kim Jong-Un é desconhecido, mas o seu dirigente “tem sob comando um grande círculo de pessoas que também têm más intenções”, disse Browlee à televisão da Nova Zelândia: “É a Coreia do Norte que envia mísseis para o mar do Japão e que profere múltiplas ameaças escandalosas, incluindo contra a Austrália”, adiantou.

A Coreia do Norte sonha em desenvolver um míssil balístico intercontinental com capacidade nuclear para atingir o continente norte-americano. Pyongyang realizou cinco testes nucleares, dos quais dois em 2016.

No Japão, Mike Pence prometeu à Coreia do Norte uma “resposta esmagadora” em caso de ataque, enquanto Pyongyang ameaçou lançar mísseis “todas as semanas”.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s