Crescimento com pés de barro?

 

6802349352_bc6dbc14b1_b.jpg

Afinal, a recuperação da economia do território e a performance registada nos últimos meses podem não ser tão sólidos como aparentam. O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve a projecção de que a economia de Macau vai voltar a crescer este ano, mas antecipou uma desaceleração para o próximo, indicou no ‘World Economic Outlook’.

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em termos reais de 2,8 por cento em 2017 foi conhecida, em Fevereiro, num relatório da instituição financeira sobre a Região Administrativa Especial de Macau.

No relatório de Fevereiro, o FMI reviu em alta a projecção de crescimento, avançada em Outubro, que era de 0,2 por cento.

Para o próximo ano, o Fundo Monetário antecipou um abrandamento, com um aumento do PIB de 1,7 por cento em termos reais. Já para 2022, o World Economic Outlook previu uma recuperação, ao calcular um crescimento de 3,8 por cento para esse ano.

A economia de Macau contraiu-se em 2016 pelo terceiro ano consecutivo, apesar da recuperação da indústria do jogo.

O documento do Fundo Monetário Internacional reiterou previsões anteriores relativamente à taxa de desemprego de Macau, calculando que se mantenha na ordem dos 2 por cento este ano e no próximo. As taxas de inflação também se deverão manter baixas: 2 por cento em 2017, 2,2 por cento em 2018 e 3 por cento em 2022.

No ‘World Economic Outlook’, publicado na terça-feira em Washington, o Fundo Monetário Internacional melhorou ligeiramente a previsão de crescimento económico mundial para os 3,5 por cento em 2017 (contra os 3,4 por cento anteriormente previstos), projectando um crescimento de 3,6 por cento em 2018.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s