Depósitos nos bancos de Macau cresceram 2,2 por cento em Fevereiro

Notes-issuing

Os depósitos nos bancos comerciais de Macau cresceram 2,2 por cento, para os 962,2 mil milhões de patacas, entre Janeiro e Fevereiro, de acordo com uma nota de imprensa divulgada ontem pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM).

De acordo com os dados divulgados, os depósitos dos residentes cresceram 0,9 por cento, atingindo os 526,4 mil milhões de patacas. Já os depósitos dos não-residentes cresceram a um ritmo mais elevado, de 2,5 por cento, saldando-se por 255,4 mil milhões de patacas. Por sua vez, o sector público tem guardados nas instituições bancárias da RAEM qualquer coisa como 180,5 mil milhões de patacas.

Na altura de escolherem a moeda para os seus depósitos, o dólar de Hong Kong continua a ser a divisa mais popular. Cerca de 47,6 por cento dos depósitos está na moeda oficial da vizinha Região Administrativa Especial, depois segue-se o dólar norte-americano com depósitos na ordem dos 24 por cento. Só depois destas duas moedas surge a pataca, com um volume dos depósitos de 21,6 por cento, enquanto o renminbi representa 3,9 por cento das contas activas nos bancos de Macau.

Já ao nível de empréstimos ao sector privado houve um crescimento entre Janeiro e Fevereiro de 0,6 por cento, sendo que o montante emprestado é agora de 418 mil milhões de patacas. Deste montante emprestado, 65 por cento dos empréstimos foram concedidos em dólares de Hong Kong, ou seja 271,6 mil milhões, 29,7 por cento em patacas (124,1 mil milhões), 4,3 por cento em dólares americanos, 18 mil milhões e 0,6 por cento em renminbi, ou seja 2,4 mil milhões.

Já os empréstimos para o exterior cresceram 2,2 por cento, para os 381,2 mil milhões de patacas. Destes, 1,8 por cento foram formulados em patacas, 26,4 por cento em dólares de Hong Kong, 10,6 por cento em renminbi e, finalmente, 54,9 por cento em dólares norte-americanos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s