Autoridades chinesas autorizaram saída de académico que lecciona na Austrália

3.sydney-academic-feng-chongyi-allowed-to-leave-china

As autoridades da República Popular da China autorizaram a saída do país de Feng Chongyi, um académico chinês de uma universidade australiana que criticou o regime e ficou retido no Continente durante mais de uma semana.

O académico, actualmente professor associado da Universidade Tecnológica de Sydney, chegou no domingo à Austrália depois de ter realizado um voo na noite de sábado, a partir de Cantão, no sul da China, segundo o portal em língua chinesa Boxun, que cobre notícias políticas e relacionadas com abusos de direitos humanos no país asiático.

As autoridades chinesas impediram Feng de sair do país quando o académico tentava embarcar num voo para a Austrália no fim de semana passado, disse à Efe o advogado de defesa, Chen Jinxue. Feng estava desde então a ser interrogado pela polícia, informou o advogado.

O académico, de origem chinesa e com residência na Austrália, é especialista em assuntos políticos no desenvolvimento da democracia na China, e mostrou-se crítico no passado em relação ao Presidente Xi Jinping, ao considerar que as suas políticas contribuíram para um retrocesso em matéria de direitos humanos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês tinha dito apenas que Feng estava retido no país por motivos relacionados com a “segurança nacional”, sem dar mais detalhes.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s