Seul alarmada com avanço tecnológico de Pyongyang

 

3.Malaysia

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul qualificou esta segunda-feira como “um avanço significativo”, dentro do programa de armamento impulsionado pela Coreia do Norte, o teste de novos motores de projécteis anunciado no domingo pelo regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério da Defesa do Executivo de Seul explicou à agência noticiosa espanhola EFE que as imagens do ensaio facultadas pela Coreia do Norte e outros dados relacionados parecem mostrar “motores com boa eficiência”.

A observação tem lugar um dia depois de Pyongyang ter informado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presenciou o ensaio relativo aquela tecnologia de propulsão, que poderá integrar um motor principal e quatro auxiliares. Kim Jong-un ter-se-á deslocado à  base de lançamentos espaciais de Sohae, no noroeste do país, para assistir ao teste.

Não é habitual Seul falar de forma tão directa dos resultados técnicos dos testes de armamento norte-coreanos, o que parece evidenciar os progressos que Pyongyang tem alcançado neste domínio nos últimos tempos.

A agência oficial norte-coreana KCNA considerou o lançamento do foguetão um evento de “significado histórico”, que representa “uma nova era para a indústria de foguetões Juche”, o sistema socialista baseado na autossuficiência e no culto da personalidade.

Este teste, que coincidiu com a visita do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, à região e com as manobras militares conjuntas que Washington e Seul realizam anualmente em território sul-coreano, deixa antever que Pyongyang poderá testar em breve um projéctil de longo alcance.

Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un garantiu que o país está na fase final de fabrico de um míssil balístico intercontinental (ICBM) e a hipótese não é, de resto, desconsiderada nem pela Coreia do Sul, nem pelos Estados Unidos da América.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s