Arte, poesia e teatro no descer do pano do Rota das Letras

 

_MG_9713

O último fim-de-semana da edição de 2017 do Festival Literário de Macau – Rota das Letras inclui reflexões de cariz tão diverso como a arte na literatura, a crítica literária ou os ecos da Revolução Cultural na produção literária. O programa abre ainda espaço à leitura de poesia, com um recital de tributo ao poeta Al Berto e uma sessão de leitura de poemas na Biblioteca Sir Robert Ho Tung. A encerrar o cartaz, ao final do dia de domingo, está o lançamento do V Livro de Contos e Outros Escritos da Rota das Letras, na casa que acolheu mais uma edição do festival, o Edifício do Antigo Tribunal.

Acontece às 18 horas, a primeira sessão de hoje do Rota das Letras. “Amor e Isolamento no Romance”, junta Claire Keegan e Zhang Yueran no Antigo Tribunal. À mesma hora, João Miguel Barros apresenta a sua exposição “Entre o Olhar e a Alucinação”, na Criative Macau. Às 19 horas, no Museu de Arte de Macau, será o artista Konstantin Bessmertny a abordar o tema “Arte e Literatura”. Também às 19 horas, mas no Antigo Tribunal, Tang Xiaodu e Cheng Yongxin discutem “Sobre Crítica Literária”. O dia de hoje termina, às 21 horas, com “Doze Moradas de Silêncio” – Tributo a Al Berto, uma sessão de poesia durante a qual serão lidos, em português, inglês e chinês, vários poemas do poeta português, falecido há vinte anos. O recital tem lugar no Café das Letras, no Antigo Tribunal.

A manhã de sábado começa com dois workshops de escrita criativa, às 11 horas no Antigo Tribunal, sendo que um deles é conduzido por Brian Castro e o outro por Zhang Yueran. Às 15 horas, no mesmo espaço, materializa-se uma entrevista com “Krys Lee: Entre Duas Coreias”. Às 17 horas, decorre a iniciativa denominada “Dias de Macau – Uma Exposição Com Palavras”, com John Young e Brian Castro. Às 18 horas, a sessão “Cruzamentos Estéticos e Cumplicidades Entre as Literaturas em Português: Uma Visão Histórica” junta Inocência Mata e Fernanda Gil Costa. “Yu Hua em 10 Palavras”, com a presença do escritor, fecha o painel de sessões, às 19 horas, também no Antigo Tribunal. A noite é de teatro, com “The Three Ladies of Macau”, às 20h30 no Teatro Caixa Preta, na Universidade de Macau.

No domingo, último dia do festival, o programa arranca às 14 horas com “Jardim das Palavras – Sessão de Poesia”, na Biblioteca Sir Robert Ho Tung, que reúne vários poetas locais. Às 15 horas, no Antigo Tribunal, José Manuel Simões, Carlos Morais José e António MR Martins apresentam as suas obras mais recentes, na sessão “Autores e os Seus Livros”. O mesmo acontece às 16h30, com os autores btr, James Shea e Xu Xi, e às 18h30, com o escritor Graeme Macrae Burnet. Ainda antes, às 17h30, Rai Mutsu, btr e Eric Chau abordam o tema “Ecos da Revolução Cultural na Literatura”. O festival despede-se do Edifício do Antigo Tribunal às 19h30, com a apresentação do V Livro de Contos e Outros Escritos. A Festa de Encerramento do Rota das Letras tem início às 22 horas no bar China Rouge, no Galaxy.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s