Fotografar como quem pinta. Season Lao expôs em Taiwan

Natural de Macau, Season Lao vê a sua arte, mais uma vez, exposta fora do território onde cresceu. Desta feita, o artista deu a conhecer onze trabalhos fotográficos num quarto de hotel em Taipé, a propósito de uma feira que divulga arte contemporânea do Japão, país onde está radicado.

1.season-lao.jpg

Na capital de Taiwan, Taipé, as obras de Season Lao estiveram expostas, por três dias, num quarto de hotel. O artista local, que tem visto trabalhos seus expostos em várias partes do globo, foi um dos convidados de uma iniciativa que serviu para promover a cena artística contemporânea do Japão junto de coleccionadores de arte da Formosa. As 11 fotografias que Lao seleccionou para o certame distinguem-se pelo facto de terem sido impressas em papel artesanal fabricado pelo próprio. Os trabalhos retratam a dicotomia natureza-ser humano, transversal a toda a sua obra, e foram apresentadas no âmbito da “Infinity Japan Contemporary Art Show”.

Situado na zona de Huashan 1914 – zona onde estão sediadas grande parte das indústrias criativas de Taipé – o hotel Miramar Garden Taipei recebeu, de 24 a 26 do mês passado, obras de vários  artistas japoneses ou que exploram temáticas relacionadas com a realidade japonesa. Entre as mais de dez galerias nipónicas que se fizeram representar  no certame, o nome de Season Lao é o único de um artista que não nasceu nem em Macau, nem em Taiwan.

Lao descobriu a fotografia enquanto linguagem artística depois de ter feito uma viagem a Hokkaido, onde explorou, através da câmara, os antigos coutos mineiros que caracterizam as cidades da segunda maior ilha do arquipélago japonês: “Eu prefiro cidades pequenas em vez de metrópoles como Shanghai, por exemplo. Quando visitei Hokkaido senti que era especial para mim porque eles têm neve e porque essa neve faz com que a cidade se desenvolva lentamente; mais lentamente do que outros sítios. Hokkaido é como que o ponto de partida para mim, já que o conceito das minhas obras de arte tem a ver com a relação entre o ser humano e a natureza”, explicou ao PONTO FINAL.

A “atmosfera de pintura” subjacente aos seus trabalhos – por misturarem fotografia e papel de fibra as suas fotografias aparentam, muitas vezes, pinturas – pode ser o motivo que conduz galerias e curadores japoneses a compreender o seu trabalho: “Aos chineses pode lembrar a pintura chinesa, aos japoneses a pintura japonesa e aos coreanos a pintura tradicional coreana”, explicou o jovem artista.

A ideia de montar exposições em quartos de hotel, que se tem alastrado um pouco por todo o mundo, é interessante, considera Season Lao, por permitir aos visitantes recorrer ao seu imaginário e transportar mentalmente as peças para lugares semelhantes àqueles onde estão expostas: “No hotel é fácil porque a galeria pode mostrar trabalhos artísticos nos quartos. Se os trabalhos estiverem expostos em galerias, é mais difícil para as pessoas imaginarem de que forma poderão decorar os seus próprios espaços”, defende.

A perspectiva mercantilista associada à arte não é o propósito para o qual trabalha, mas Lao considera, ainda assim, que iniciativas como a que foi organizada em Taiwan pode ser benéfica em termos de projecção: “Nós, artistas, sentimo-nos muito honrados e felizes quando os coleccionadores compram os nossos trabalhos. Se gostarem do trabalho do artista, eles vão querer que o artista se torne mais famoso e que o seu trabalho se torne mais valioso. Acabam, depois, por apresentar as obras a outro coleccionador, que introduz a outro curador”, sublinha o fotógrafo.

Participar na exposição “Infinity Japan Contemporary Art Show” foi, para Season Lao, “uma oportunidade especial”. O artista do território teve a oportunidade de ver o seu trabalho exposto lado a lado com as obras dos artista japoneses contemporâneos Takashi Murakami e Yayoi Kusama. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s